terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Michelle Bachelet - exemplo de resiliência a seguir!


A REVISTA ÚNICA (jornal Expresso) do dia 9 do corrente mês traz alguns artigos interessantes, dos quais hoje destaco o seguinte trecho da entrevista a Michelle Bachelet, Presidente do Chile, a propósito da morte do pai, do tempo em que esteve na prisão (bem como a mãe), a sua expulsão e exílio, a morte pessoas que lhe eram queridas, torturadas, desaparecidas, etc:

"(...) das duas uma: ou se fica enredada nelas [nas muitas dores!] ou não. A alguns, ficou-lhes a vingança como sentimento principal, a outros, como a mim, a necessidade de que isso não se repita. Não sei porque sou assim, não tenho ódio nem rancor.

Há um termo em psiquiatria, que vem da Física e que se chama resiliência. Pois bem, eu sou muito resiliente!

Esta sensação de não querer viver num país em que nos olhamos como inimigos. Pode ser-se adversário, diferente, mas creio que que numa sociedade democrática a diversidade só enriquece.
Uma sociedade capaz de conviver em toda a sua expressão parece-me mais rica e mais interessante, capaz de fazer as coisas melhor.

É mais resiliente.
(...)"

Resiliência neste sentido, contribui em muito para a nossa própria Qualidade de Vida e para a daqueles que nos rodeiam (que pode ser toda a população de um país quando a(o) Presidente molda a sua gestão com base naquela!).

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: