terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Manteiga versus "Manteiga"


Se você quer comprar manteiga, deve ter o cuidado de ler bem o conteúdo dos respectivos rótulos.
Veja abaixo dois exemplos claros, onde apesar do formato das respectivas embalagens ser igual, o que está lá dentro é nitidamente diferente.

Exemplo 1(o que está escrito):

Lactolus

MANTEIGA MAGRA MEIO-SAL 40% DE MAT. GORDA

Creme lácteo para barrar, com sal com teor garantido em vitaminas A e E, 40% de Mat. Gorda. Ingredientes: manteiga, água, leitelho, sal (2,5%), emulsionantes: mono e diglicéridos de ácidos gordos, polirricinoleato de poliglicerol, estabilizador: alginato de sódio, regulador de acidez: ácido cítrico, conservante: sorbato de potássio, aromatizantes, corante: beta-caroteno, vitamina A, vitamina E. ** 50% menos de matéria gorda em comparação com manteiga normal.


Exemplo 2 ( o que está escrito)

Manteiga com sal

Milhafre dos Açores

Manteiga pasteurizada com sal M.G. (min.) 80%

Ingredientes: Nata pasteurizada e sal (2%)

“A manteiga Milhafre dos Açores distingue-se pelo sabor único, cor intensa e uma textura muito cremosa. Estas características provêm da pureza e naturalidade da sua região de origem – os Açores” [Pode-se ler numa película que cobre a manteiga]


Repararam na diferença dos ingredientes usados?

A acrescer a isto, temos ainda a saúde das vacas usadas para a produção das respectivas "manteigas". Acredito que a alimentação das vacas dos Açores seja mais saudável pelo facto de pastarem livres enquanto que as vacas usadas pela outra "manteiga" talvez (posso estar a ser injusto) sejam criadas em confinamentos (já escrevi sobre o que tal significa neste blog).

Caro leitor, preocupe-se com a sua saúde e a da sua família e compre manteiga de verdade (consuma-a com prazer e moderação). Além disso se escolher a Milhafre está a ajudar o nosso país (mensagem para os meus leitores portugueses!).

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: