quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Morte subita em Portugal - 27 mortes /dia ou 10.000 / ano (no Brasil a proporção é relativamente idêntica - 250.000 mil mortes /ano).


Caro leitor,

Sabe quantas pessoas morrem de morte súbita em Portugal? A maior parte daqueles a quem perguntei, acreditava que fossem números muito menores, mas estamos a falar de 27 mortes /dia ou 10.000 / ano (no Brasil a proporção é relativamente idêntica - 250.000 mil mortes /ano).

No meu Programa Global de Qualidade de Vida, os meus clientes sabem que face a este triste cenário, existem três coisas básicas que podemos (devemos) fazer:

- melhorarmos o nosso Estilo de Vida (principalmente alimentação, não sedentarismo e tabaco) para lograrmos alcançar um nível de saúde que minimize a probabilidade de acontecimentos inesperados
- mantermos uma rotina periódica de consultas e exames médicos
- criarmos uma protecção financeira pessoal (familiar), incluindo uma carteira de seguros de vida e acidentes pessoais, capaz de manter o nível de vida do respectivo cônjuge e ou filhos

Ainda precisamos saber mais sobre as causas das mortes subitas, mas deixo-vos com alguns trechos retirados de um artigo publicado no Expresso online (clique aqui para lê-lo na íntegra).

"(...) morte súbita, uma patologia ainda pouco conhecida da população mas que mata mais do que o cancro, o AVC e a sida juntos, segundo dados da Associação Portuguesa de Arritmologia.

(...)

"A definição de morte súbita e que gera estatísticas é a morte súbita cardíaca e que geralmente ocorre dentro de uma hora relativamente ao início de sintomas, o que não quer dizer que não tivesse havido já sintomas anteriores", disse o especialista.

No entanto, a morte súbita também pode ser "perfeitamente assintomática" e ser a "primeira manifestação", embora a maior parte seja antecedida de sintomas discretos e muitas vezes desvalorizados[nota importante].

(...)

Relativamente às causas possíveis, estão o enfarte e a doença coronária, o colesterol elevado e a hipertensão. Mas também há casos em que o coração é normal e o distúrbio é elétrico. São determinadas síndromes em que o defeito é ultraestrutural", adiantou João Primo.

Logo que tenham qualquer uma destas queixas, como dor no peito ou sensação de desmaio, os doentes devem consultar o médico de família, que poderá pedir um exame, aconselha o especialista, sublinhando que o electrocardiograma é um bom elemento de rastreio para prevenir morte súbita.

Má alimentação e tabaco

Embora a população idosa esteja mais em risco, João Primo alerta para a má alimentação e o tabaco, como importantes responsáveis deste tipo de patologia, e para a atenção acrescida que deve ter a população acima dos 40 anos com determinados comportamentos, como iniciar actividade física muito intensa e sem ter feito um exame prévio que habilite à prática desportiva.

(...)"


Boas decisões e faça a sua parte em tempo útil porque estamos a falar de algo que, infelizmente , não "acontece "só" aos outros!"

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: