quarta-feira, 17 de março de 2010

"Fomos feitos para correr sem sapatos" [ou então com "anti-sapatos" MBT]


Pode-se ler na revista NS´número 217 (suplemento do Diário de Notícias):

"DEPOIS DE ANOS e anos a desenvolver ténis mais alcochoados, mais leves, mais propícios para amortecer os embates da passada, especialistas vêm agora dizer que correr descalço é muito melhor para os pés, produzindo menos stress de impacte do que sapatos de corrida especiais (e caros) publicitados pelas marcas. Segundo uma pesquisa publicada na revista Nature por Daniel Liebermanm biólogo da universidade norte-americana de Harvard e ele próprio atleta, a diferença no modo como o pé atinge o solo é extremamente importante e variável: as pessoas que sempre correram descalças tendem a pisar mais com a parte da frente ou o meio do pé, enquanto os utilizadores de ténis alcochoados fazem o primeiro contacto com o calcanhar e atingem o solo com toda a massa da perna, o que na prática equivale ao triplo do impacte de um atleta descalço. "Fomos feitos para correr sem sapatos", reforçam outros investigadores da Academia Americana de Medicina Física e de Reabilitação. "AP.

Esta notícia vem validar a opção que tomamos aqui em casa de usarmos "anti-sapatos' MBT. Isto porque, actualmente, caminhar/correr com os MBT é o mais semelhante que existe com o caminhar/correr descalço (pisamos com a parte do meio do "anti-sapato" e além disso, a parte traseira da sola é muito mais macia que as solas dos ténis alcochoados - desculpem-me os técnicos da MBT se a linguagem técnica não é exactamente esta, mas acredito que o princípio seja o que descrevi).

Eu sei que temos ainda a questão do preço, mas como não podemos ir trabalhar ou passear no fim de semana descalços (fora da praia), então a opção certa, pensando em saúde e prazer (Qualidade de Vida) são os MBT (sou apenas cliente não tendo qualquer interesse comercial com a sua comercialização. Apenas quero partilhar a grande melhora que sentimos com esta novo hábito que adquirimos!).

Boas decisões, boas caminhadas/corridas e...

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: