quinta-feira, 13 de maio de 2010

Fumar - três acontecimentos que ontem se cruzaram comigo !


Tenho falado pouco no meu blog sob a questão do tabaco porque acredito que a solução para que se fume menos ou para quem quer deixar de fumar, passa por uma abordagem mais abrangente do que ler algo de uma forma isolada.

No entanto, ontem, três acontecimentos distintos mas sobre o mesmo tema, cruzaram-se com a minha pessoa e senti de vontade de partilhar o seguinte com os meus leitores:

Ouvi uma frase interessante do professor Fernando Pádua, médico cardiologista que dizia algo parecido com:

"O tabaco é o único produto de consumo que mata metade das pessoas que o consomem"

Dá que pensar, principalmente quando pensamos nos nossos filhos e se eles nos vêem a fumar, com certeza aumenta a probabilidade de virem a seguir o mesmo caminho!

Os meus leitores habituais sabem que diariamente faço cerca de 15.000 passos, boa parte deles em Lisboa, e faz-me mesmo, muita confusão, ver tantas mulheres a fumar perto da porta do local de trabalho. O que se passa em Portugal, para que, segundo a minha percepção do dia a dia, as mulheres estarem a fumar mais que os homens? Vocês que são tão sensatas em tanta coisa, acabaram por seguir e ultrapassar-nos neste hábito tão "pouco simpático" !!!

E por fim, li ontem o seguinte na edição "gigante" da revista SÁBADO (No 313):

"Se já sabia que deixar de fumar engorda, agora ficou a saber-se que não deixar também. De acordo com um estudo da Universidade de Navarra, que acompanhou 7.565 pessoas durante 50 meses, o excesso de peso afecta em primeiro lugar os que deixam de fumar, depois os que fumam e, por fim, os que nunca fumaram."

Se com este artigo, conseguir fazer com pelo menos um adulto (e quem sabe indirectamente os seus filhos!) deixe de fumar, já ficou minimamente satisfeito com o resultado alcançado.
Alguém me que dar esse prazer?

Boas decisões e...

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: