domingo, 25 de julho de 2010

Sal - explicação didáctica que vale a pena ler!


Todos nós sabemos que o excesso de sal faz mal à nossa saúde mas poucos conseguem explicar de uma forma tão didáctica como aquela que li no site da revista Época.

"A humanidade parece ter um problema recorrente com o sal. Em seus primórdios, na África, os ancestrais do Homo sapiens lutavam contra a escassez dessa substância essencial ao organismo humano. No sal encontra-se o sódio, elemento químico crucial para o metabolismo das células. Sem sódio, não haveria vida como a conhecemos. Por ele ser importante, e difícil de obter na natureza, a evolução dotou o corpo de mecanismos extremamente eficazes para reter o sal. Cada vez que um caçador obtinha sal por meio do sangue e dos órgãos dos animais ou pela ingestão de algum vegetal rico em sódio, o corpo se agarrava a ele com tenacidade. A máquina orgânica foi aprimorada nas savanas africanas para que o suor, a urina e as fezes eliminem quantidades mínimas de sal. O objetivo da natureza é preservá-lo dentro do corpo. Mas as circunstâncias mudaram radicalmente."




Assinantes da revista poderão lê-lo na íntegra, clicando aqui)


Podemos comer de forma saudável e com muito prazer! Relembro que temos que saber distinguir o bom sal, tal como publiquei em Fevereiro de 2009 - "Viva o sal"

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: