quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Luis Portela (BIAL): "Se governasse gostaria de dar aos portugueses outra noção de herói"

Num dia em que todos (portugueses) estamos a digerir as medidas de austeridade anunciadas pelo governo, deixo com os meus leitores algumas trechos do "ao almoço com o Expresso" com Luís Portela, presidente dos Laboratórios Bial:

"Nunca senti que fôssemos pequeninos"
(...)
"Luís Portela acorda todos os dias às seis e meia da manhã e rege-se por uma disciplina física e mental que ajuda a explicar a história de sucesso dos Laboratórios BIAL, (...).

Fala em serviço, o serviço dos outros, do altruísmo como sentido da vida. O que não o impede de ser o CEO de uma das empresas mais rentáveis do país.

(...) gostaria, era que houvesse maior lucidez na governação. O país atravessa uma fase difícil mas não é por isso que deixo de gostar de Portugal, de viver em Portugal e de trabalhar em Portugal. O meu trabalho é de equipa e eu sou o capitão.
(...)
No mundo globalizado o que é ser periférico? Todos temos o nosso computador, e funcionamos em rede, em sintonia uns com os outros. Estamos no mundo. E nunca senti que fôssemos pequeninos, a costela de Calimero. Somos iguais aos outros e fazemos bem quando queremos. Não foi só nos anos 500 que Portugal fez bem. Ter na área da saúde um António Damásio, um Sobrinho Simões, um Lobo Antunes...
(...)
Se governasse gostaria de dar aos portugueses outra noção de herói. Diferente da que existe. Tenho o maior respeito pelo Cristiano Ronaldo, o Figo... mas quando se divulga sistematicamente tanta coisa em torno desses jovens, corremos o risco de ter milhares de jovens que querem ser jogadores de futebol. Tinhamos que ter mais Damásios, Manoeis de Oliveira. Outro conceito de herói. O Oliveira é fantástico, 100 anos e aquela energia e criatividade.
(...)
Portugal tem gente jovem muito boa. (...) A maior riqueza de uma instituição são as pessoas.
(...)"

Agarremos nestas palavras e saibamos encontrar a melhor forma de gerarmos valor para nós, para a nossa família, para a nossa empresa e para o nosso país!

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: