sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Cirque du Soleil - uma lição de humildade que, mais uma vez, gera excelentes resultados!


Estou verdadeiramente impressionado, com o exemplo de liderança dado pelo Cirque du Soleil (na realidade não deveria, porque os seus resultados sustentados de excelência, são o reflexo natural de uma gestão de talentos muito especial)!

Vejam bem o que eles fazem quando, chegam a uma cidade pela 1a vez:

Quando perguntei ao Maurice [director artístico do 1o espectáculo que ia ser feito em París] como se sentia, reconheceu que estava nervoso.
(...)
Disse a Maurice que achava a sua ansiedade surpreendente, (...). Ele respondeu: "Au contraire, meu amigo! Confrontamo-nos com os nossos medos todos os dias. A verdade é que QUEREMOS assustar um pouco - até atingirmos os nossos limites - e depois ultrapassar esses medos. Temos de nos atirar para o abismo antes de começarmos a voar. O maior perigo não é o de falharmos, mas o de nos sentirmos confortáveis, o de atingirmos uma certa altitude e ligarmos o piloto automático do espectáculo.
(...)
- "Então como evitam sentir-se demasiado confortáveis?"
- "Gostamos de misturar os artistas com grupos locais que encontramos nas nossas viagens - malabaristas, acrobatas, comedores de fogo, músicos, mimos, manipuladores de marionetas, escolas de circos, grupos de dança, até cabarets.
Encontramos grupos artísticos em todas as cidades que visitamos. Se oferecem algo especial, como tem acontecido, frequentemente na Europa, podemos convidá-los a fazerem um workshop para os nossos artistas - é parte do processo de mantermos os nossos artistas "frescos" e em permanente desafio. Ou podemos organizar uma troca - fazemos um workshop para eles e eles fazem um para nós.

(...) nunca se sabe onde um encontro ocasional destes nos pode levar!"

Fonte: CIRQUE DU SOLEIL - A Chama da Criatividade

Quantas empresas, líderes no seu segmento ou com uma dimensão significativa, têm a humildade suficiente para aprender algo mais, com os "pequenos players" locais?

Quantas empresas FAZEM QUESTÃO em manter as respectivas equipas numa situação de desconforto, para evitar que estas tenham um comportamento de quem já não tem nada a aprender?

Grandes lições que o Cirque du Soleil, dá ao mundo empresarial (e não só!).

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: