sábado, 2 de outubro de 2010

"Para que serve o Ebitda?"

Numa altura em que a aprovação do orçamento (em Portugal) demonstra claramente que algo tem que mudar e em tempo útil, publico hoje um artigo que explica muito bem, por que é cada um de nós, como "accionista" (de uma empresa, de um governo, ....) tem que saber mais, sobre os números que nos apresentam.

O exemplo dos dos taxistas, valida que quem publica números, tem que ser suficientemente idóneo para escolher aqueles (números) que melhor espelham a realidade em causa, porque caso contrário, sem mentir explicitamente (distorcer a realidade, também é mentir!) , estão a enganar os respectivos stakeholders.

Clique aqui para ler o artigo com o título mencionado em epígrafe, que li no Portal da Exame.

Aqui ficam dois trechos do artigo para abrir o "apetite":

"Por isso, no curto prazo é mais negócio apostar no táxi cujo motorista não guarda dinheiro, pois seu lucro será maior e ele terá mais facilidade para pagar empréstimos e dividendos. O problema é que, depois de cinco anos, o taxista terá um carro usado e precisará tomar dinheiro emprestado para substituí-lo, elevando seu risco no longo prazo. "Essa diferença não aparece olhando-se apenas para o Ebitda", diz o professor Ariovaldo. "

"o Ebitda não considera o endividamento. "Isso não é um problema quando o capital é abundante e barato, pois a idéia é que é possível rolar qualquer dívida a um preço menor se a empresa for comprada por uma concorrente maior ou mais lucrativa", diz Oliveira. "Só que tudo muda quando o crédito está mais apertado, como agora.""

"Não dá para seguir adiante numa negociação de compra ou em uma análise de investimento sem olhar outros fatores como o endividamento e a estrutura de capital da companhia."

Uma população ou accionistas esclarecidos, mais dificilmente votam ou investem em políticos/empresas que não sejam transparentes na forma como gerem o dinheiro dos primeiros!

O problema é que ainda existem muitos "distraídos"!

Quando um "motorista de táxi" falar consigo sobre o excelente EBITDA (lucro antes de impostos, juros, depreciações e amortizações), queira saber mais sobre o que vem AFTER (depois), ou seja quais são os encargos com impostos e principalmente com juros e depreciações/amortizações).

Saiba escolher os bons "motoristas de táxi" e...

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: