quinta-feira, 24 de março de 2011

"CRISE E COMPROMETIMENTO" - artigo positivo sobre o que fazer em momentos menos simpáticos!

Com as notícias de ontem (em Portugal), precisamos saber agir em tempo útil. Dentro da minha actual área de trabalho, deixo-vos com um artigo que gostei de ler e cujo conteúdo deve ser interiorizado pelos líderes do nosso tecido corporativo.

"Uma análise da história nos leva a ver que esta não é a primeira crise que os empresários brasileiros [leia-se portugueses!] enfrentam. Mas as oportunidades continuam para quem não se deixa abalar por acontecimentos como este.


As empresas se sentem compelidas a mudar radicalmente suas estratégias de negócio para enfrentar os desafios de manter ou ampliar seus mercados e aproveitar as oportunidades decorrentes desta mesma crise, atendendo as necessidades das novas demandas da sociedade.

Para isso, as empresas precisam de pessoas pró-ativas, que criem, ousem, inovem, tenham entusiasmo e se sintam motivadas pelos desafios que surgem a cada dia, que façam mais do que apenas cumprir ordens.


Mas, como ter atitude de comprometimento dos funcionários em meio a uma crise?

Valorizando o funcionário, para que ele mantenha a motivação, o comprometimento e perceba que o crescimento da instituição também depende dele.

Voltando-nos para a empresa que começou com o sonho de seu fundador e tem na sua cultura um dos alicerces de seu crescimento, é preciso manter este foco, promovendo o resgate de sua história, que é também a história das pessoas que participam de sua trajetória.


Os participantes desta trajetória podem rever o quanto o comprometimento com a cultura da empresa reflete hoje, positivamente, nos seus produtos e serviços, despertando neles o sentimento de pertença, o orgulhoso de fazer parte, de retomar a imagem idealizada por seu fundador.


Como diferencial de vantagem competitiva, criar um Centro de Memória valorizará as ações dos funcionários que construíram a empresa, mostrando seu crescimento, suas transformações e sua consolidação.

A construção desta trajetória proporciona a projeção social da empresa, não apenas como uma unidade de produção de bens e serviços, mas por sua atuação sócio-cultural fortalecida por sua imagem através da história."

(Fonte: Espaço Conhecimento - Brasil)

Boas decisões e...

Abraços saudáveis

Um comentário:

Anabela Mateus disse...

Se não foi feito algum comentário até agora, será este o primeiro:~
Gostei.
Falamos a mesma linguagem. Estamos a falar da sensibilização para a Cultura da Empresa