quarta-feira, 18 de maio de 2011

"Um ser humano inteligente discute ideias. Um ser humano mediano discute comportamentos, (...) Um ser humano superficial discute pessoas"


Partilho com os meus leitores algumas palavras de Augusto Cury que nos ajudam a definir aquelas que devem as nossas principais prioridades de vida, incluindo as dos nossos filhos.

"(...)
- Um ser humano inteligente discute ideias. Um ser humano mediano discute comportamentos, como fatos, estilos e conceitos. Um ser humano superficial discute pessoas, quer dizer, suas roupas, sua projeção, imagem. Onde vocês se encontram?

A minoria das pessoas discutia ideias, inclusive intelectuais e jornalistas. Parte significativa da sociedade discutia comportamentos. A grande maioria discutia pessoas. Não honrávamos a arte de pensar.
(...)
Nos tempos em que dirigia o departamento de sociologia, gastávamos horas preciosas discutindo comportamentos de alunos e professores, mas poucas eram dedicadas aos seus pensamentos.

O número de informações se multiplicava assustadoramente, porém elas entulhavam o nosso cérebro e não refinavam o paladar da inteligência. Éramos uma massa de pessoas superficiais: vivíamos tanto na superfície do planeta Terra como na superfície do planeta psíquico.
(...)"

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: