segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Projecto Memória - ferramenta estratégica de comunicação corporativa - notas soltas (16)

continuação artigo Nara Damante

"MERCADO RECEPTIVO

Para Karen Worcmann, diretora do Museu da Pessoa – museu virtual de história de vida que completou dez anos em 2001 – nada como usar a memória para fazer alavanca e dar norte ao futuro. Ela afirma que a procura pela recuperação da história tem sido crescente entre as empresas em função de uma maior abertura para a visão da modernização. Em sua análise, as empresas que se encontram nesse patamar são as de grande porte que precisam resgatar seus valores por questões mercadológicas ou estão em transição – comemorando um aniversário, por exemplo – e querem rever valores. Entre as multinacionais, ela destaca os trabalhos nessa área realizados pela Rhodia e Johnson & Johnson como exemplos disso.


Maria Elizabeth Totini, diretora de produção da Memória e Identidade, concorda com Karen. "Está havendo uma tendência de crescimento grande da percepção das empresas e não só por parte dos departamentos de comunicação, mas também por recursos humanos e marketing, transformando-se num fenômeno multidisciplinar", diz ela. Em sua experiência de 13 anos de mercado, Maria Elizabeth recomenda que preservar a memória é uma ferramenta diferencial e que, com a globalização, muitas companhias vêm sentindo a necessidade de ordenar as informações mesmo porque, sem organização, não se pode ter um retorno rápido e orientar ações mercadológicas. Não por coincidência, as empresas com essa visão pertencem ao rol daquelas que possuem posição marcante no mercado internacional, têm conduta voltada para gestão de competências e de pessoas e visão de futuro amadurecida."

continua...

Abraços saudáveis




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