continuação artigo Nara Damante
"MAIS QUE COMEMORAÇÃO
Paulo Nassar, professor e diretor-executivo da ABERJE, idealizador dos
três encontros sobre história e comunicação promovidos pela entidade,
lembra que nos dias de hoje, uma das principais funções da história, no
contexto das empresas, é fazer com que as pessoas que compõem e se
relacionam com as organizações não percam os referenciais ligados às suas
identidades. "Na normalidade, e principalmente nos momentos de crise, a
sociedade quer saber a origem, a trajetória, os feitos, os fatos e as
ações das empresas. E mais: para qual direção as empresas e os seus
gestores caminham."
Para a diretora da Memória e Identidade, as empresas que estão
conscientes da necessidade de sistematizar sua história são também as que
não o fazem apenas em razão de uma comemoração de data. Ela cita o exemplo
de seu cliente Multibrás que, ao completar 50 anos, desenvolveu o livro "O
futuro sem fronteiras – a história dos primeiros 50 anos, da Multibrás",
mas também iniciou aí um trabalho de identidade e memória. Tudo começou em
1995, época dos preparativos dos festejos.
A idéia já era reconstituir a história, mas também resgatar diferentes
acervos que fizeram parte dessa trajetória. Assim nasceu o Centro de
Documentação e Memória da Multibrás (CDMM), que reúne história oral
(entrevistas e depoimentos), imagens, documentos e peças. Como ação
interna, foi feita uma gincana para recuperar eletrodomésticos antigos
para a coleção, que acabou repercutindo na comunidade. Foi criado um
showroom histórico reunindo de 15 a 18 produtos restaurados, além do
acervo museológico, com 200 peças, mais de 25 mil imagens, 100 mil
documentos, 20 fitas e banco de depoimentos com mais de 100 entrevistas.
Os temas vão desde itens relacionados a campanhas publicitárias e
promocionais até linhas de produção e instalações de unidades.
"O CDMM tem como missão ser instrumento para gestão da informação e do
conhecimento, ou seja, seu know-how acumulado, que é o maior
patrimônio que as empresas podem ter", afirma. Embora esteja ligado à área
de comunicação corporativa, o CDMM atende internamente a demandas de
vários gestores, como os de recursos humanos, para a integração de
funcionários, fazendo com que tenham uma visão do futuro da empresa. Por
outro lado, atende ao público externo que o utiliza para estudos de
design, evolução industrial e subsídio para teses."
continua...
Abraços saudáveis
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