terça-feira, 6 de setembro de 2011

Projecto Memória - ferramenta estratégica de comunicação corporativa - notas soltas (17)

continuação artigo Nara Damante

"MAIS QUE COMEMORAÇÃO

Paulo Nassar, professor e diretor-executivo da ABERJE, idealizador dos três encontros sobre história e comunicação promovidos pela entidade, lembra que nos dias de hoje, uma das principais funções da história, no contexto das empresas, é fazer com que as pessoas que compõem e se relacionam com as organizações não percam os referenciais ligados às suas identidades. "Na normalidade, e principalmente nos momentos de crise, a sociedade quer saber a origem, a trajetória, os feitos, os fatos e as ações das empresas. E mais: para qual direção as empresas e os seus gestores caminham."
Para a diretora da Memória e Identidade, as empresas que estão conscientes da necessidade de sistematizar sua história são também as que não o fazem apenas em razão de uma comemoração de data. Ela cita o exemplo de seu cliente Multibrás que, ao completar 50 anos, desenvolveu o livro "O futuro sem fronteiras – a história dos primeiros 50 anos, da Multibrás", mas também iniciou aí um trabalho de identidade e memória. Tudo começou em 1995, época dos preparativos dos festejos.
A idéia já era reconstituir a história, mas também resgatar diferentes acervos que fizeram parte dessa trajetória. Assim nasceu o Centro de Documentação e Memória da Multibrás (CDMM), que reúne história oral (entrevistas e depoimentos), imagens, documentos e peças. Como ação interna, foi feita uma gincana para recuperar eletrodomésticos antigos para a coleção, que acabou repercutindo na comunidade. Foi criado um showroom histórico reunindo de 15 a 18 produtos restaurados, além do acervo museológico, com 200 peças, mais de 25 mil imagens, 100 mil documentos, 20 fitas e banco de depoimentos com mais de 100 entrevistas. Os temas vão desde itens relacionados a campanhas publicitárias e promocionais até linhas de produção e instalações de unidades.
"O CDMM tem como missão ser instrumento para gestão da informação e do conhecimento, ou seja, seu know-how acumulado, que é o maior patrimônio que as empresas podem ter", afirma. Embora esteja ligado à área de comunicação corporativa, o CDMM atende internamente a demandas de vários gestores, como os de recursos humanos, para a integração de funcionários, fazendo com que tenham uma visão do futuro da empresa. Por outro lado, atende ao público externo que o utiliza para estudos de design, evolução industrial e subsídio para teses."

 continua...

Abraços saudáveis




Nenhum comentário: