quinta-feira, 14 de junho de 2012

"O gelado terá chegado a Portugal na época da dinastia filipina. Faziam sucesso as bebidas nevadas, embora fosse difícil e caro trazer neve da Serra da Estrela para a corte de Lisboa."



Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :

A propósito da foto dos gelados Esquimaux, publicada pela Rita Ferro, o Projeto Memória sentiu vontade de contar um pouco da história dos gelados!


Um pouco da história dos gelados
“Acredita-se que os primeiros gelados foram desenvolvidos pelos chineses há mais de 3000 anos. Misturavam neve com fruta e mel. E No Egipto os faraós ofereciam aos seus hóspedes sumo de fruta arrefecido com neve, introduzida numa taça de prata com paredes duplas.
Consta que foi Marco Polo , viajante italiano do séc. XIII, que introduziu na Europa o gelado, uma das maravilhas gastronómicas que tinha conhecido na China. A realeza e a aristocracia logo adoptaram os gelados de fruta como um prato de luxo.
Em 1550, um médico espanhol que vivia em Roma, de seu nome Blasius Villafranca, descobriu que era mais fácil congelar um alimento juntando nitrato de potássio, e mais tarde sal, à neve. Utilizando este método, os florentinos foram os primeiros a produzir gelados em larga escala.
O gelado terá chegado a Portugal na época da dinastia filipina. Faziam sucesso as bebidas nevadas, embora fosse difícil e caro trazer neve da Serra da Estrela para a corte de Lisboa. Por volta de 1715, já D. João V reinava, haviam inúmeros fabricantes de gelados na capital portuguesa." via Restos de Colecção
"Foi com a fábrica Esquimaux que os lisboetas passaram a chamar «esquimó» ao gelado vendido na rua. Estava-se na década de 1930." M. T. Dias”



Abraços saudáveis


Nenhum comentário: