segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A origem da Água de Colónia



Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


A origem da Água de Colónia

"A Água de Colónia foi inventada pelo italiano Johann Maria Farina, radicado na cidade alemã de Colônia, há mais de 300 anos. Numa época em que banhos eram esporádicos por acreditar-se que a água transmitia doen
ças, a sociedade local ansiava por cheiros melhores.

Para sua fabricação, Farina, sobre uma base de álcool muito concentrada, diluiu essências de limão, laranja, bergamota, mandarim, lima, cedro, pomelo e uma mistura secreta de ervas. A nova fragrância era muito fresca em comparação com os perfumes fortes usados na época. Foi graças a esse aroma que Colônia ficou conhecida como “Cidade da Fragrância”.

A princípio, a Água de Colónia era um artigo de luxo tão caro que não passava de um mero sonho de consumo dos proletários. Por isso, há quem diga que a Água de Colónia era o "cheiro dos ricos". Mozart, Beethoven, Napoleão Bonaparte e monarcas da Prússia, da Inglaterra e de Portugal foram alguns dos clientes mais famosos da perfumaria Farina. Dizem também que o poeta Johann Wolfgang von Goethe se inspirava com pedaços de pano exalando o perfume. Muitos copiaram a fórmula e o nome, e como não havia a proteção de marcas “eau de cologne” passou a denominar um tipo de fragância.”

Fonte: Almanaque e DW

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: