quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Um relato comovente da difícil vida de uma família japonesa, vítima da bomba atómica, durante e após a Segunda Guerra Mundial. Teve um grande sucesso não somente entre os leitores jovens, mas também com pais, professores e críticos. Gen foi transformado em longa-metragem de animação, três filmes e até uma ópera. As edições em livro venderam mais de 5 milhões de exemplares só no Japão e foi traduzida para vários idiomas.



Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


A 1ª história de banda desenhada japonesa a ser publicada nos Estados Unidos

Aos 6 anos, o japonês Keiji Nakazawa viu o pai e dois irmãos morrerem queimados no primeiro ataque com uso da bomba atómica da história. Aos 33, com a morte de su
a mãe, ele enfrentou o trauma e transformou a sua história em banda desenhada. 
Trata-se de um relato comovente da difícil vida de uma família japonesa, vítima da bomba atómica, durante e após a Segunda Guerra Mundial. Teve um grande sucesso não somente entre os leitores jovens, mas também com pais, professores e críticos. Gen foi transformado em longa-metragem de animação, três filmes e até uma ópera. As edições em livro venderam mais de 5 milhões de exemplares só no Japão e foi traduzida para vários idiomas. Foi a primeira história em quadrinhos japonesa a ser publicada nos Estados Unidos, onde foi incluída em uma lista de livros recomendados para escolas públicas. 

“Era 5 de agosto de 1945 quando o avião Enola Gay sobrevoou o céu de Hiroshima. Às 8h15, pouco tempo depois de o aviso de ataque aéreo ter parado de soar e as pessoas deixarem os abrigos, Gen chegava à escola. Em casa, a mãe pendurava roupas e o pai e os irmãos circulavam pelos cômodos. De repente, um clarão e um estrondo sacudiram a cidade. A bomba atômica selou o destino dos Nakaoka, de Hiroshima e do Japão.Passado o tremor, Gen olhou em volta e só viu destruição. Ele mesmo estava vivo por acaso, graças à proteção do muro da escola. Apesar de uns poucos machucados, conseguiu caminhar para casa. Lá encontrou a mãe chorando diante dos destroços. Já o pai, a irmã Eiko e o irmão Shinji ficaram soterrados, mas ainda vivos. O garoto tentou afastar o entulho, mas não conseguiu. Um grande incêndio se aproximava. O drama de ter de abandonar o restante da família perturbaria Gen e a mãe pelo resto da vida. Nesse cenário, a mãe de Gen começou a sentir contrações no meio da rua. Seu filho, sozinho, fez o parto. A bebê nasceu bem, mas morreria poucos dias depois. Os três eram agora hibakushas - como ficaram conhecidas as vítimas das bombas. E precisavam sobreviver. Descalço, em busca de comida, Gen viu de tudo. Três dias depois do ataque, enquanto outra bomba era jogada sobre Nagasaki, o garoto percebeu que seus cabelos começavam a cair.

Abraços saudáveis




Nenhum comentário: