quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Há 120 anos, estreava o ballet "O Quebra Nozes"



Publiquei recentemente no Facebook, no mural do Projeto Memória :


Há 120 anos, estreava o ballet "O Quebra Nozes"

“Há 120 anos, subia ao palco pela primeira vez o ballet “O Quebra Nozes”, composto por Piotr Ilitch Tchaikovsky. A apresentação aconteceu no teatro Mariinski, em São Petersburgo. Na época, oballet não foi tão apreciado quanto o é hoje e só ganhou mais prestígio a partir da década de 1960, quando passou a ser apresentado por companhias do mundo todo, especialmente na época de Natal. 

A história inspira-se no célebre conto de Ernest T.A. Hoffmann "O Quebra-nozes e o Rei dos Ratos" apesar do argumento que lhe daria vida, anos mais tarde, á composição de Tchaikovsky, deriva de uma adaptação que Alexandre Dumas fez do texto.

O Quebra-Nozes, conta a história da menina Clara que pede ao seu padrinho, como presente de Natal, um quebra-nozes especial com a aparência de um soldadinho. O boneco é usado de forma errada pelo irmão de Clara e acaba com um braço partido. A menina, desolada, dorme com o quebra-nozes nos braços. A maior parte do primeiro acto do ballet, passa-se durante o sonho de Clara em que o soldado quebra-nozes ganha vida e se torna um príncipe. Durante o espectáculo, ele enfrenta as malvadas ratazanas da casa da menina e passeia com ela por um bosque encantado. No final, Clara, percebe que tudo não passou de um sonho. Ela vai-se despedir do padrinho, que está indo embora com seu sobrinho, descobrindo então, que o tal sobrinho é o príncipe quebra-nozes.”

Fonte: Globo e Wikipedia
Imagem: O premiadíssimo Vladimir Vasilyev, como o príncipe de “O Quebra-Nozes”, em apresentação memorável de 1981, no Teatro Bolshoi, com a bailarina Yekaterina Maximova. via Diário da Rússia

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: