segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Imaginem esta ambulância em subidas ou descidas acentuadas!!!!



Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


“A França começou a utilizar a expressão hôpital-ambulant, se referindo ao “veículo” que acompanhava as campanhas de Napoleão Bonaparte, no ano de 1762.

Mas, o pai da ambulância moderna é o barão Dominique-Jean Larrey, que 30 anos depois, projetou as chamadas ambulâncias voadoras puxadas por cavalos que transportavam os cirurgiões e suprimentos médicos com grande rapidez no campo de batalha. 

Para se ter uma ideia, a “unidade de socorro” de Napoleão Bonaparte, chegou a ter 340 homens e 12 carruagens (ambulâncias).

Entretanto, dizem que a primeira ambulância foi idealizada pela rainha Isabel da Espanha, sob forma de um carro puxado por cavalos para transportar os feridos no Cerco de Málaga, em 1487.” fonte: Medicina intensiva

Abaixo a foto de uma ambulância antiga, enviada pela Joana Fernandes. Não conseguimos identificar a origem da imagem (fotografo, local e data) para efectuar o devido crédito.

Abraços saudáveis

2 comentários:

luís rodrigues coelho Coelho disse...

As guerras são um mal muito grande mas no final algumas coisas foram sendo criadas e aperfeiçoadas como no caso das ambulâncias e outros meios de transporte.

Anônimo disse...

Olá, vocês sabem onde posso encontrar a foto antiga de um veículo levando uma pessoa doente no lado de fora em um reboque. Vi esta foto em um pôster médico, porém procurei na internet e não consigo achar. Grata!