quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Foi-se o moinho, a casa de banhos, mas surgiram os 1os transportes públicos: os OMNIBUS



Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


Foi-se o moinho, a casa de banhos, mas surgiram os 1os transportes públicos: os OMNIBUS

Em 1823, o francês Stanislas Baudry comprou um moinho a 2 km de Nantes, e acabou por transformá-lo em uma casa de banhos. 

Mas, a casa de banhos ficava afastada da cidade, e Baudry lembrou-se de disponibilizar um transporte gratuito aos habitantes de Nantes, para facilitar o acesso dos clientes ao estabelecimento. Arranjou um “carro”, com dois bancos paralelos, puxado à cavalo, que ia do centro da cidade até a casa de banhos. 
A população de Nantes começou a utilizar o transporte e muito, pois o “carro” partia sempre lotado do centro da cidade. Mas, não aparecia ninguém para tomar banho! Então, Baudry decidiu fechar a casa de banhos, e manter o transporte utilizado pela população. Os “carros” partiam de uma praça no centro de Nantes, em frente à Chapelaria do Sr. Omnes, que tinha colocado uma tabuleta na porta da loja, com as seguintes palavras "OMNES OMNIBUS", ou seja, "OMNES para todos" (do latim). O nome pegou de tal forma que, em 1828, quando Baudry inaugurou em Paris a Empresa Geral de Transportes, escreveu a palavra OMNIBUS na solicitação para poder começar a operar este serviço. 


Obs. Foi em 1662, com uma licença do rei Luis XIV para explorar 5 rotas com carruagens, que Blaise Pascal definiu os primeiros conceitos que iriam nortear o serviço de transporte público coletivo. Mas, foram necessários 150 anos para que os veículos destinados ao transporte público voltassem a circular.

Fonte: Pequena História dos Transportes Públicos

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: