quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

"Para chegar ao monumento, composto por 50 barras de aço que formam o retrato de Mandela, visível a 35 metros de distância, percorre-se um caminhado com palavras que descrevem o ex-presidente: valente, líder, prisioneiro, camarada, caráter etc."



Publiquei há poucas semanas no Facebook, no mural do Projeto Memória :

Em 2012, o artista sul-africano Marco Cianfanelli construiu um monumento para lembrar o 50º aniversário da prisão do político e activista da paz Nelson Mandela. 

Para chegar ao monumento, composto por 50 barras de aço que formam o retrato de Mandela, visível a 35 metros de distância, percorre-se um caminhado com palavras que descrevem o ex-presidente: valente, líder, prisioneiro, camarada, caráter etc.

A estrutura está localizada em Howick, muito perto da estrada onde Mandela foi detido, em agosto de 1962, quando se dirigia para Joanesburgo. 

Após sua prisão e o famoso julgamento de Rivonia, Mandela, que lutava na clandestinidade para acabar com o Apartheid na África do Sul, foi condenado a prisão perpétua, acusado de traição. 

Ele passou 27 anos na prisão, 18 deles na conhecida ilha de Robben, na costa da Cidade do Cabo. Com a queda do regime, no final dos anos 80, e a realização das primeiras eleições democráticas do país, em 1994, Mandela, prémio Nobel da Paz, transformou-se no primeiro presidente negro da África do Sul.


Fonte imagem: Rita Ferro (clique aqui
para ver 3 fotos diferentes)
Fonte: F.SPaulo


Abraços saudáveis

Nenhum comentário: