quinta-feira, 7 de março de 2013

"A preservação da integridade territorial foi uma grande conquista de D. João VI. Sem a mudança da corte portuguesa, os conflitos regionais teriam se aprofundado, a tal ponto que a separação entre as províncias seria quase inevitável. E talvez o Brasil não fosse hoje, um país de dimensões continentais. Quando D. João VI voltou para Lisboa, deixou para trás um Brasil pronto para a independência. Em outras palavras, ao mudar o Brasil, D. João VI o perdeu para sempre. O resultado foi a Independência, em 1822."


Publiquei há poucas semanas no Facebook, no mural do Projeto Memória :


Há 205 anos a corte portuguesa desembarcava no Brasil 

O primeiro ponto de paragem da Família Real no Brasil foi em Salvador, onde permaneceu por quase um mês. 

Em 1808 havia tudo por fazer no Brasil. D. João não perdeu tempo e 48 horas depois de desembarcar no Rio de Janeiro organizou o seu novo gabinete. Caberia a ele criar um país a partir do nada. Além de abrir os portos ao comércio com outras nações, pondo fim ao monopólio português, D. João autorizou a construção de fábricas, a abertura de estradas etc. Também criou o Banco do Brasil, a Imprensa Régia, o Jardim Botânico... E as regiões mais distantes foram exploradas e mapeadas. 

A preservação da integridade territorial foi uma grande conquista de D. João VI. Sem a mudança da corte portuguesa, os conflitos regionais ter-se-iam aprofundado, a tal ponto que a separação entre as províncias seria quase inevitável. E talvez o Brasil não fosse hoje um país de dimensões continentais. 

Quando D. João VI voltou para Lisboa, deixou para trás um Brasil pronto para a independência. Em outras palavras, ao mudar o Brasil D. João VI perdeu-o para sempre. O resultado foi a Independência, em 1822.

Imagem: Portinari, Candido - A Chegada da Família Real Portuguesa à Bahia (painel) , 1952 
Fonte: Laurentino Gomes- Livro 1808

Abraços saudáveis




Nenhum comentário: