sexta-feira, 8 de março de 2013

"O resultado foi descrito pelo compositor alemão Richard Strauss, durante sua visita à Sintra: ”Hoje é o dia mais feliz da minha vida. Conheço a Itália, a Sicília, a Grécia e o Egipto e nunca vi nada que valha a Pena. É a coisa mais bela que tenho visto. Este é o verdadeiro jardim de Klingsor – e, lá no alto, está o castelo do Santo Graal”."



Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


Sabia que no local onde se encontra o Palácio da Pena havia primeiro uma capela - Nossa Senhora da Peña? Depois D. Manuel I mandou construir um Mosteiro, em 1503. Mas, após o terramoto de 1755, o Mosteiro entrou em progressiva decadência devido aos estragos provocados pelo abalo sísmico, à passagem do tempo e à crescente escassez de recursos. Com a extinção das ordens religiosas, em 1834, o lugar ficou abandonado. Quatro anos mais tarde, o mosteiro e a mata circundante foram vendidos a D. Fernando de Saxe-Coburgo Gotha, rei consorte de D. Maria II que decide construir um "Palácio Novo", conservando os claustros, a capela e alguns anexos. 
O resultado foi descrito pelo compositor alemão Richard Strauss, durante a sua visita a Sintra: ”Hoje é o dia mais feliz da minha vida. Conheço a Itália, a Sicília, a Grécia e o Egipto e nunca vi nada que valha a Pena. É a coisa mais bela que tenho visto. Este é o verdadeiro jardim de Klingsor – e, lá no alto, está o castelo do Santo Graal”.

Fonte: Palácio da Pena

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: