quarta-feira, 20 de março de 2013

"ele chegou a sugerir que as praças tivessem "barulhos de canhões para fazer os preguiçosos levantarem mais cedo todos os dias"



Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


Ben Franklin e o horário de verão

Em 1784, quando ainda não existia luz eléctrica, o jornalista e inventor Benjamin Franklin viu que gastava muitas velas quando trabalhava de noite. Acordar mais cedo passou a ser a sua solução de economia, e ele chegou a sugerir que as praças tivessem "barulhos de canhões para fazer os preguiçosos levantarem mais cedo todos os dias". Para alívio dos vizinhos, a ideia de Franklin não foi implementada, mas ela foi o embrião do que hoje chamamos o horário de verão. 

A ideia de ajustar os relógios veio um pouco mais tarde, em 1905, com o construtor William Willett. Ele lutou anos para conseguir introduzir o horário de verão na Inglaterra, mas morreu sem ver sua ideia funcionar. Foi apenas na Primeira Guerra Mundial, em 1914, que o horário de verão foi introduzido pela primeira vez, na Alemanha. Rapidamente, outros países também adoptaram a técnica, inclusive os EUA. No pós-guerra, os fazendeiros americanos conseguiram derrubar a medida, que também caiu em vários outros países. Actualmente mais de 70 países adoptam o horário de verão.

Fonte G1

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: