sexta-feira, 22 de março de 2013

"o jovem fotógrafo - e futuro autor de filmes como Laranja Mecânica e 2001- Odisseia no Espaço, deixou-se fascinar por uma vila de pescadores chamada Nazaré, onde acabou por ficar mais tempo a fotografar os locais, a pesca e sobretudo os rostos das crianças e as mulheres vestidas de negro. A praia do Guincho também foi um dos lugares escolhidos por Kubrick para fotografar. "


Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


Era Agosto de 1948, quando um jovem fotógrafo americano de 20 anos chamado Stanley Kubrick chegou a Portugal para fazer uma reportagem para a revista Look, na época a grande rival da Life.
Kubrick tinha instruções para fotografar os locais turísticos mais conhecidos de Portugal, um país que tinha escapado aos horrores da II Guerra Mundial, bem como os principais monumentos e as igrejas mais antigas, ao acompanhar as férias de um casal de compatriotas, Jan e Bill Cook.
Só que o jovem fotógrafo - e futuro autor de filmes como "Laranja Mecânica" e "2001- Odisseia no Espaço", deixou-se fascinar por uma vila de pescadores chamada Nazaré, onde acabou por ficar mais tempo a fotografar os locais, a pesca e sobretudo os rostos das crianças e as mulheres vestidas de negro. A praia do Guincho também foi um dos lugares escolhidos por Kubrick para fotografar. 

Imagem: Stanley Kubrick - Praia do Guincho 1948

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: