terça-feira, 9 de abril de 2013

"A obra é uma homenagem aos bandeirantes paulistas que desbravaram o interior do país nos séculos XVII e XVIII, em busca de riquezas. Composto por um grupo anónimo de 37 figuras, representando as várias etnias da formação do povo paulista, como índios, negros, portugueses, mamelucos e, entre elas, a própria figura do escultor. "



Publiquei recentemente no Facebook, no mural do Projeto Memória :

Há 119 anos nascia o escultor Victor Brecheret

O escultor ítalo-brasileiro, é considerado um dos mais importantes do Brasil, sendo responsável pela introdução do modernismo na escultura brasileira. Em 1920 ganhou um concurso internacional de maquetes para a construção de uma grande escultura em São Paulo: o Monumento às Bandeiras. 


Incorporado à paisagem paulistana, o monumento tornou-se um dos seus mais expressivos símbolos. A obra é uma homenagem aos bandeirantes paulistas que desbravaram o interior do país nos séculos XVII e XVIII, em busca de riquezas. Composto por um grupo anónimo de 37 figuras, representando as várias etnias da formação do povo paulista, como índios, negros, portugueses, mamelucos e, entre elas, a própria figura do escultor. 

O Monumento às Bandeiras tem 50 metros de comprimento, 16 de altura e levou cerca de 30 anos para ser inaugurado.

Fonte: Monumentos de São Paulo

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: