segunda-feira, 20 de maio de 2013

"Em 1849, Dostoiévski já estava enfileirado em posição de fuzilamento quando a sua pena foi suspensa pelo Czar Nicolau I.Tudo não passara de uma forma de tortura psicológica.



Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


Sabia que o escritor Fiódor Dostoiévski foi preso e condenado à morte na Rússia? As autoridades não simpativazam com ele por considerarem as suas actividades subversivas. Em 1849 Dostoiévski já estava enfileirado em posição de fuzilamentoquando a sua pena foi suspensa pelo Czar Nicolau I. Tudo não passara de uma forma de tortura psicológica. Embora “perdoado”, não foi solto. Enviado para a Sibéria, esteve quatro anos preso em Omsk, e mais cinco anos actuando como soldado em Semipalatinski. Da sua experiência como prisioneiro, saiu o livro “Recordações da Casa dos Mortos”. O autor de livros como “O Idiota” e “Crime e Castigo” morreu a 9 de fevereiro de 1881, em São Petersburgo.


Dizem que o seu último romance, "Os Irmãos Karamazov", foi considerado pelo psicanalista Sigmund Freud como o maior romance alguma vez escrito.

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: