segunda-feira, 3 de junho de 2013

"A mais antiga referência documental à biblioteca é uma Acta de 1513 sobre a necessidade de consertar uns canos que deixavam entrar água, o que quer dizer que não só existia, como já era velha nessa data."



Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


500 anos, pelo menos, da Biblioteca da Universidade de Coimbra 

A mais antiga referência documental à biblioteca é uma Acta de 1513 sobre a necessidade de consertar uns canos que deixavam entrar água, o que quer dizer que não só existia, como já era velha nessa data. “Por isso é que dizemos que a Biblioteca comemora agora os 500 anos, pelo menos.” Esse documento, do tempo de D. Manuel, não constitui prova da fundação da Biblioteca universitária (a criação da Biblioteca pode nunca ter ocorrido formalmente, tendo acompanhado a cronologia dos próprios Estudos Gerais) mas atesta a sua existência e a sua importância no âmbito de uma Universidade que, já então, não podia passar sem livros.

Actualmente, a biblioteca está dividida em dois edifícios: a Biblioteca Joanina (terminada em 1728) e a Biblioteca Geral, que entrou em funcionamento em 1962. Com 28 mil metros de estantes e mais de um milhão de volumes que integram o seu acervo, é hoje a maior Biblioteca universitária de todo o mundo lusófono. 

Fonte: Universidade de Coimbra

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: