terça-feira, 4 de junho de 2013

"Jurando nunca mais passar por outro apuro igual, ele teve a ideia de criar um produto que o ajudasse a pagar “jantares”, mesmo que não tivesse dinheiro no bolso. Criou, então, o primeiro cartão de crédito do mundo – o Diners Club Card, e “distribuiu-o” a 200 clientes que poderiam usá-lo, em 27 restaurantes em New York. Inicialmente foi feito em papel, tendo de um lado o nome do cliente, e do outro, o nome dos estabelecimentos que o aceitavam."



Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :


Em 1949, Frank MacNamara jantava com convidados num restaurante em New York, e só quando recebeu a conta percebeu que não tinha como pagar, pois tinha-se esquecido do dinheiro. Jurando nunca mais passar por outro apuro igual, teve a ideia de criar um produto que o ajudasse a pagar “jantares”, mesmo que não tivesse dinheiro no bolso. Criou, então, o primeiro cartão de crédito do mundo – o Diners Club Card, e “distribuiu-o” a 200 clientes que poderiam usá-lo em 27 restaurantes em Nova Iorque. Inicialmente foi feito em papel, tendo de um lado o nome do cliente, e do outro o nome dos estabelecimentos que o aceitavam. A partir de 1955, passou a ser feito de plástico.

O cartão de crédito tal como o conhecemos hoje foi criado nos Estados Unidos, em 1950. Porém, ainda na década de 20, a ideia de dar crédito aos clientes fiéis já era aplicada por hotéis, postos de gasolina e outros tipos de comércio.

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: