quarta-feira, 4 de setembro de 2013

"Um detalhe curioso dos takes com efeitos especiais, é ver a cidade com um tom ocre, que seria a cor que predominava no Rio de Janeiro. A fotografia do filme é inspirada na pintura do século XIX e algumas cenas são reproduções exactas de quadros da época, tanto nas cores como na acção descrita. Na cena da chegada da Corte Portuguesa, as caravelas das pinturas, balançam no mar da Baía de Guanabara. A visão é a do Rio colonial, espremido entre morros, com as torres das igrejas e as casinhas brancas sujas de lama."


Publiquei no Facebook, no mural do Projeto Memória :

Filme em 3D reconstitui o Rio de Janeiro da chegada da família real portuguesa

Inspirado no trabalho dos pintores viajantes do século XIX, o filme brasileiro “ O Inventor de Sonhos” de Ricardo Naunberg, conta a saga de dois garotos no Rio de Janeiro de 1808. José Trazimundo, é um brasileiro mestiço, filho de uma escrava negra e de um artista europeu que não chegou a conhecer. Luis Bernardo, é um jovem português, filho de um duque que chega ao país na comitiva do Rei de Portugal. Os destinos dos dois, cruzam-se durante os 13 anos de permanência da Corte Portuguesa no Brasil. O filme revela as relações conturbadas entre europeus e brasileiros no período em que a Colónia e a Metrópole, se fundiam na mesma cidade. 

Após uma profunda pesquisa histórica, foi possível reconstituir , por meio de computação gráfica, as construções e dar movimento a personagens da cidade durante o período de permanência de D. João VI no Brasil.

Um detalhe curioso dos takes com efeitos especiais, é ver a cidade com um tom ocre, que seria a cor que predominava no Rio de Janeiro. A fotografia do filme é inspirada na pintura do século XIX e algumas cenas são reproduções exactas de quadros da época, tanto nas cores como na acção descrita. Na cena da chegada da Corte Portuguesa, as caravelas das pinturas, balançam no mar da Baía de Guanabara. A visão é a do Rio colonial, espremido entre morros, com as torres das igrejas e as casinhas brancas sujas de lama. 

www.oinventordesonhos.com é, além de um site sobre o filme, uma plataforma de educação e de entretenimento que aborda factos reais do Brasil colónia. Tanto o filme quanto o portal, pretendem estimular o conhecimento e a experiência audiovisual do internauta e do espectador sobre o tema. São mais de dez secções que apresentam o filme ao público e que mostram aos visitantes como surgiu a ideia do longa. Além disso, é possível conferir quem são os actores, como foram feitas as cenas em computação gráfica e também a trilha sonora. Há ainda uma secção destinada a chats e exibição ao vivo de eventos relacionados ao filme.

O site trará, a cada semana, novidades sobre a produção. Novas fotos, vídeos apresentando os personagens, entrevistas em tempo real com os actores e atividades interactivas com premiações. 

E neste link também é possível assistir ao trailerhttp://www.youtube.com/watch?v=FV6h5BxZEcg

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: