terça-feira, 2 de dezembro de 2014

"De agora em diante, não podemos ignorar tudo o que nos une e as responsabilidades que isso implica. Somos mais de 7 mil milhões na Terra e o desenvolvimento sustentável é impossível a não ser que trabalhemos juntos. É por isso que o projeto 7 mil milhões de Outros me é tão querido. Acredito nele porque afeta cada um de nós e é um incentivo à ação."


Publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :


"Tudo começou com a avaria de um helicóptero no Mali. Enquanto aguardava pelo piloto, passei um dia inteiro à conversa com um aldeão. Ele falou-me do seu dia-a-dia, das suas esperanças, dos seus medos; a sua única ambição era alimentar os filhos.
A fazer uma pausa do meu trabalho para uma revista, deparei-me com a mais básica das preocupações. Olhou-me diretamente nos olhos sem qualquer indício de queixume, exigência
ou ressentimento. Tinha chegado para trabalhar como fotógrafo de paisagem… mas fui cativado pela sua cara, pelas suas palavras. Mais tarde, a sobrevoar o planeta para o projeto "A Terra vista do céu" e "Home", dei por mim muito interessado no que podia aprender com os homens e mulheres que não conseguia ver debaixo de mim. Sonhei em ser capaz de ouvir o que tinham para dizer, descobrindo o que nos unia. Vista de cima, a Terra surgia como um vasto espaço a ser partilhado. Mas no momento em que aterrei, os problemas surgiram. Confrontei-me com a inflexibilidade dos sistemas administrativos e as fronteiras construídas pelos homens, símbolos de como é tão difícil vivermos em harmonia.
Nos desafios que enfrentaremos, seja a pobreza ou as alterações climáticas, não podemos agir sozinhos. O tempo em que podíamos pensar apenas em nós mesmos, na nossa comunidade restrita,
acabou. De agora em diante, não podemos ignorar tudo o que nos une e as responsabilidades que isso implica.
Somos mais de 7 mil milhões na Terra e o desenvolvimento sustentável é impossível a não ser que trabalhemos juntos. É por isso que o projeto 7 mil milhões de Outros me é tão querido.
Acredito nele porque afeta cada um de nós e é um incentivo à ação. Espero que cada indivíduo queira fazer parte destes encontros, escutar o Outro e dar vida ao projeto 7 mil milhões de Outros, acrescentando o seu próprio testemunho.
Estou muito feliz que este projeto seja apresentado em Portugal e em particular no Museu da Eletricidade em Lisboa. Assim, os visitantes poderão não só partir à descoberta das evoluções da
energia no mundo, mas também partir ao encontro dos homens que vivem no nosso planeta… Os Outros, ao mesmo tempo tão distantes e tão próximos de nós…"

Yann Arthus-Bertrand
Presidente da Fundação GoodPlanet


Abraços saudáveis

Nenhum comentário: