terça-feira, 3 de novembro de 2015

"Entretanto, após um concílio da Igreja Católica na actual cidade portuguesa de Braga, o Bispo Martinho de Braga, decidiu que era hora de mudar, pois não considerava digno de bons cristãos chamar os dias da semana pelos nomes de deuses pagãos. Só que na época, as ordens dele valiam apenas para os dias da Semana Santa, período em que todos os cristãos deveriam descansar. Daí a palavra “feira”, que vem do latim “feria” que significa “descanso”. Mas, acabou por ser adoptado durante todo o ano. (...)"


No dia 15 de Novembro de 2012, publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :

O Bispo que colocou as “feiras” nos dias das nossas semanas

Até o ano de 536, os dias da semana eram nomeados em homenagem a divindades (o que ainda é seguido em alguns idiomas inglês, francês, italiano e espanhol: dia do Sol, sunday, dia de Vênus, vendredi ou viernes...)

Entretanto, após um concílio da Igreja Católica na actual cidade portuguesa de Braga, o Bispo Martinho de Braga, decidiu que era hora de mudar, pois não considerava digno de bons cristãos, chamar os dias da semana pelos nomes de deuses pagãos. Só que na época, as ordens dele valiam apenas para os dias da Semana Santa, período em que todos os cristãos deveriam descansar. Daí a palavra “feira”, que vem do latim “feria” que significa “descanso”. Mas, acabou por ser adoptado durante todo o ano.
Os portugueses mantiveram apenas os nomes Sábado que vem do hebreu shabbatt, dia de descanso para os judeus, e o Domingo do latim Dies Dominicus, “Dia do Senhor”.
Apesar da oposição da Igreja, as designações pagãs sobreviveram em todo o mundo cristão, menos no que viria a ser Portugal e restantes países de língua oficial portuguesa, graças ao apostolado de São Martinho de Braga (século VI), que tentou também substituir os nomes dos planetas, mas aí já não foi tão bem sucedido, pelo que ainda hoje os chamamos pelos seus nomes clássicos pagãos. Fonte: Revista Galileu
Abraços saudáveis

Nenhum comentário: