sexta-feira, 6 de novembro de 2015

“O Inventor do Turismo Thomas Cook, (...) , teve uma visão que mudaria a sua vida e a de milhões de pessoas no mundo inteiro. Cook viu um comboio. O primeiro comboio da sua vida, da vida de Leicester e da vidinha de Loughborough. Logo no dia seguinte, ele convence o gerente da companhia a ceder-lhe a lotação de um comboio inteiro para uma viagem exclusiva, a preço reduzido, entre Leicester e Loughborough. A ideia era aproveitar o evento como mero pano de fundo para um apoteótico sermão contra o álcool. E deu certo: mais de mil pessoas estavam ali reunidas para ouvi-lo falar dos perigos e maldições do álcool. Foi um grande dia para a vida de Loughborough, Cook e a Igreja Baptista. "



No dia 14 de Novembro de 2012, públicamos no Facebook, no mural do Projeto Memória :


“O Inventor do Turismo
Thomas Cook, nasceu em 1808 numa família pobre. Depois de abandonar a escola e tentar vários empregos, terminou como missionário baptista em Loughborough, vilarejo na Inglaterra. O seu rebanho, frequentava mais o pub que a igreja e Cook vivia pensando numa forma de reverter a situação. Uma noite, passeando pelos arredores do povoado, teve uma visão que mudaria a sua vida e a de milhões de pessoas no mundo inteiro. Cook viu um comboio. O primeiro comboio da sua vida, da vida de Leicester e da vidinha de Loughborough.
Logo no dia seguinte, ele convence o gerente da companhia a ceder-lhe a lotação de um comboio inteiro para uma viagem exclusiva, a preço reduzido, entre Leicester e Loughborough. A ideia era aproveitar o evento como mero pano de fundo para um apoteótico sermão contra o álcool. E deu certo: mais de mil pessoas estavam ali reunidas para ouvi-lo falar dos perigos e maldições do álcool. Foi um grande dia para a vida de Loughborough, Cook e a Igreja Batista. Entusiasmada com o sucesso do trem e do sermão, a diretoria da igreja ofereceu a Cook não só um salário melhor como um brilhante futuro como missionário.
Mas Cook tinha agora outros projectos. Abandonou a paróquia e abriu a primeira Agência de Viagens do mundo. Estendendo o sucesso daquele que foi o primeiro passeio turístico de comboio da História, passou a promover excursões semelhantes dentro de Inglaterra, cobrindo o país inteiro.
Dez anos mais tarde, em 1866, a Agência Cook já tinha levado por todo o continente, gente de quase todos os países europeus, num total superior a um milhão de turistas. Nessa altura, Cook estabelecera o seu escritório central em Londres e o seu filho John já se tinha juntado a ele: era o início da célebre marca Thomas Cook & Son, que pouco depois, passaria a ter filiais no mundo inteiro.
Aos 64 anos de idade e ainda com muita energia, Cook partiu para um projecto mais ambicioso: a volta ao mundo. A viagem levou oito meses e teria inspirado Júlio Verne no seu célebre livro “A Volta Mundo em Oitenta Dias”. O livro fez grande sucesso e Cook, com o seu faro habitual, aproveitou para organizar imediatamente novas “voltas ao mundo”, anunciando em quase todos os jornais da Europa e que atraíram centenas de turistas.
Ao morrer com 84 anos, Cook havia transformado o turismo em uma das mais ricas indústrias de todos os tempos.”
By Cláudio de Souza – Revista Icaro
Imagem: Telegraphic

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: