terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

"Reunidos ao pé da lareira para fugir do frio e da chuva fora de época, os amigos passavam o tempo lendo histórias de fantasmas, até que Byron sugeriu que cada um escrevesse uma história baseada em algum evento sobrenatural. Mal sabia o lorde inglês que essa prosaica sugestão acabaria dando ensejo a uma das ocasiões mais célebres da história da literatura.(...)"


No dia 14 de Setembro de 2012, publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :


“No ano de 1816, conhecido como "o Ano sem Verão", a jovem Mary Wollstonecraft Godwin, então com apenas dezanove anos, hospedou-se às margens do Lago Léman, na Villa Deodati, a convite de Lord Byron. Também integravam a companhia, John Polidori, médico pessoal de Byron e escritor, e Percy Bysshe Shelley, com quem Mary viria a se casar no mesmo ano.

Reunidos ao pé da lareira para fugir do frio e da chuva fora de época, os amigos passavam o tempo lendo histórias de fantasmas, até que Byron, sugeriu que cada um escrevesse uma história baseada em algum evento sobrenatural.
Mal sabia o lorde inglês que essa prosaica sugestão acabaria dando ensejo a uma das ocasiões mais célebres da história da literatura.

Dia após dia, perguntavam a Mary Godwin se havia pensado em alguma história; dia após dia a resposta era negativa. Até que, certa noite, a autora teve uma visão:

"Depois de repousar a cabeça no travesseiro, não dormi, nem se poderia dizer que eu estivesse pensando. A minha imaginação, agindo por vontade própria, possuiu-me e guiou-me, conferindo às sucessivas imagens que surgiam na minha mente, uma vividez muito além dos limites ordinários da fantasia. Eu vi - de olhos fechados, mas com uma visão mental precisa -, eu vi o pálido estudante das artes profanas de joelhos ao lado da coisa que havia montado. Vi o odioso espectro de um homem estendido, que então, sob influência de algum móvel poderoso, deu sinais de vida e agitou-se com movimentos canhestros, dotados de uma espécie de semivida.

Logo o tempo melhorou e o grupo foi passear nos Alpes - porém Mary, obcecada pela ideia do monstro e graças ao incentivo e apoio de Shelley, seguiu lapidando o texto que culminaria no romance finalmente publicado em 1818 - Frankenstein

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: