segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

"Com a Revolução Francesa, Mona Lisa é transferida para o Museu do Louvre, onde todo o povo pode apreciá-la. Pelos ideais revolucionários, obras de arte não deveriam ficar restritas aos nobres. Mas, o imperador Napoleão acaba com a festa. Em 1800, depois de tomar o poder, ele tira a obra do Louvre e leva-a para o Palácio des Tuileries, onde morava. Mais precisamente para uma parede de seu quarto, logo acima da cama."


No dia 18 de Setembro de 2012, publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :

As “aventuras” de Mona Lisa

“Em 1507, após quatro anos de trabalho no seu estúdio em Florença, o pintor Leonardo da Vinci termina Mona Lisa. O quadro não tinha comprador, foi feito por Da Vinci por vontade própria. Por isso a obra ficou durante anos com o pintor, até este, em 1516, trocar Florença por Paris.

A mudança acontece a convite de Francisco I, rei francês que estava a chamar artistas de Itália para morar em França com o intuito de difundir o Renascimento no país. Quando vê Mona Lisa, Francisco I não tem dúvidas e compra-a na hora.

A obra fica numa das moradas do rei, o Château Fontainebleau, até 1726, data em que Luís XV assume o trono e a leva para o Palácio de Versailles.


Com a Revolução Francesa, Mona Lisa é transferida para o Museu do Louvre, onde todo o povo pode apreciá-la. Pelos ideais revolucionários, obras de arte não deveriam ficar restritas aos nobres. 
Mas, o imperador Napoleão acaba com a festa. Em 1800, depois de tomar o poder, ele tira a obra do Louvre e leva-a para o Palácio des Tuileries, onde morava. Mais precisamente para uma parede de seu quarto, logo acima da cama.
Com o fim do império napoleónico, Mona Lisa volta ao Museu do Louvre para que toda a população possa vê-la. A essa altura, a tela de Da Vinci já está famosa e é considerada uma obra-prima. 
Mas, em 1870, com o início dos conflitos franco-prussianos, Napoleão com medo de uma invasão a Paris, decide que Mona Lisa e outras obras sejam guardadas num complexo militar na cidade francesa de Brest. 

A obra volta ao Louvre, até que é roubada em 1911. Durante dois anos, Mona Lisa fica nas mãos de um ex-funcionário do museu. Italiano, ele tentava devolver à Itália as obras do Renascimento. Não deu certo! 

Hoje, Mona Lisa é vista por 8 milhões de pessoas por ano.” by Superinteressante

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: