sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

“A socialite americana Josephine Cochrane (...) que não era engenheira nem arquitecta, imaginou uma caixa onde seriam colocadas as louças. Por um lado, entrariam jactos de água e do outro, sairia o líquido, com a sujidade .(...) e, com esse princípio absolutamente simples, foi desenvolvida a primeira máquina de lavar louça de que se tem notícia. “


No dia 1 de Outubro de 2012, publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :

“A socialite americana Josephine Cochrane, vivia recebendo para jantares e festas, a alta sociedade americana. Josephine tinha especial carinho pelas suas porcelanas chinesas adquiridas em viagens pelo Oriente e tinha receio que na hora da limpeza, as suas peças pudessem ser danificadas.

Movida pela necessidade, ela, que não era engenheira nem arquitecta, imaginou uma caixa onde seriam colocadas as louças. 

Por um lado, entrariam jactos de água e do outro, sairia o líquido, com a sujidade .

Ela procurou especialistas para materializar a ideia. Um marceneiro fez a caixa e um canalizador fixou a bomba d’água e o cano de saída.

Estavamos em 1886 e, com esse princípio absolutamente simples, foi desenvolvida a primeira máquina de lavar louça de que se tem notícia. “

by Carlos Domingos

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: