terça-feira, 31 de maio de 2016

"Apaixonada pela aviação, foi também a pilotar que ela faleceu. Amélia desapareceu no oceano Pacífico, perto da Ilha Howlandm enquanto tentava realizar um vôo ao redor do mundo em 1937. O seu corpo nunca foi encontrado e a pioneira da aviação norte-americana acabou sendo declarada morta no dia 5 de Janeiro de 1939."



No dia 24 de Julho de 2012, publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :

A primeira mulher-piloto de avião

"Há 115 anos (agora quase 119), nascia Amélia Earhart, que fez história na aviação ao tornar-se a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico. Grande defensora dos direitos do sexo feminino, escritora e vista como um ícone do seu tempo, ela nasceu em Kansas no dia 24 de Julho de 1897. Foi apenas em 1920 que ela teve a sua primeira experiência de vôo como passageira, mas a partir daquele momento, percebeu que faria daquela, a sua profissão.

O seu grande feito, aconteceu 12 anos depois. Aos 34 anos, na manhã de 20 de Maio de 1932, Earhart partiu de Harbour Grace, Terra Nova. Após um vôo de 14 horas e 56 minutos, no qual ela enfrentou fortes ventos de norte, gêlo e problemas mecânicos, Amélia pousou num pasto em Culmore, norte de Derry, Irlanda do Norte.
Depois de fazer uma viagem transatlântica em 1923, apenas como auxiliar, ela tornou-se a primeira mulher a efectuar um vôo solo sem escalas através do Atlântico.

O feito rendeu-lhe a “Distinguished Flying Cross” do Congresso dos Estados Unidos, a “Cruz de Cavaleiro” da Legião de Honra do governo francês e a “Medalha de Ouro” da National Geographic Society das mãos do presidente Herbert Hoover. Vieram também fama, sucesso e muito reconhecimento.


Apaixonada pela aviação, foi também a pilotar que ela faleceu. Amélia desapareceu no oceano Pacífico, perto da Ilha Howlandm enquanto tentava realizar um vôo ao redor do mundo em 1937. O seu corpo nunca foi encontrado e a pioneira da aviação norte-americana acabou sendo declarada morta no dia 5 de Janeiro de 1939." by Thiago Barros

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: