segunda-feira, 16 de maio de 2016

"Entretanto, como os cestos tinham fundo, precisavam de ir, com a ajuda de uma escada, buscar a bola. O ritmo do jogo era, por isso, constantemente cortado. Imaginaram então um mecanismo controlado por um longo fio, que, ao ser puxado, vertia o cesto e a bola caía no chão. Só numa fase posterior é que o fundo foi retirado, permitindo uma maior dinâmica da partida."



No dia 8 de Agosto de 2012, publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :

A história do basquetebol
“Estávamos no ano de 1891. O inverno rigoroso, impedia a prática do basebol e do futebol americano, o que levou Luther Gullick, director do YMCA training schooll, em Massachusetts, EUA, a pedir ao professor de educação física , de origem canadense, James Naismith, que pensasse num tipo de jogo que pudesse ser praticado também em ambientes fechados, como salas de ginástica.

A primeira ideia foi combinar elementos de vários jogos já existentes.Começou por modificar o futebol americano, tornando-o menos violento.

Habituados a atirarem-se aos seus adversários com toda a sua força, os alunos acharam esta versão "soft" uma verdadeira «piada»...




Naismith pensou em introduzir uma bola em buracos suspensos no ar, de modo a dificultar a sua defesa. Pendurou dois dos referidos cestos de fruta em paredes opostas e pôs os seus alunos em confronto, nove de cada lado.




O objectivo era encestar a bola no lado contrário e não deixar os adversários marcar no seu cesto. Foi o primeiro jogo de basquetebol e o fim das monótonas aulas de Inverno. Não podiam «biqueirar» a bola ou «agredir» os adversários, mas a verdade é que o novo jogo entusiasmou os estudantes.




Entretanto, como os cestos tinham fundo, precisavam de ir, com a ajuda de uma escada, buscar a bola. O ritmo do jogo era, por isso, constantemente cortado. Imaginaram então um mecanismo controlado por um longo fio, que, ao ser puxado, vertia o cesto e a bola caía no chão. Só numa fase posterior é que o fundo foi retirado, permitindo uma maior dinâmica da partida.


Só em 1892, foram impressas as suas regras e se deu um nome á modalidade. Um dos alunos de James Naismith sugeriu «porque não basquetebol?». A que o docente respondeu «de facto, temos um cesto e uma bola. Parece-me um excelente nome».



Embora o jogo inventado por Naismith fosse inteiramente novo, sem qualquer afinidade com outro já existente , tudo leva a crer que ele se tenha inspirado em outros desportos mais antigos.” nossa fonte: 

Estórias da História

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: