quinta-feira, 11 de agosto de 2016

"Blyton nasceu em Londres e ao longo dos quarenta anos da sua carreira, publicou cerca de 700 livros e estabeleceu-se na história da literatura, como uma das mais conhecidas e bem sucedidas escritoras. Noddy, Os Cinco, Os Sete, a colecção Aventura, a colecção Mistério, As Gémeas, As Quatro Torres, muitos dos seus livros traduzidos para diversas línguas, fazendo dela uma das autoras mais traduzidas do mundo."


No dia 11 de Julho de 2013, publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :

Na imagem, a escritora Enid Blyton com as filhas e a sua máquina de escrever ao colo. Dizem que era assim que ela escrevia cerca de 10.000 palavras por dia.

Blyton nasceu em Londres e ao longo dos quarenta anos da sua carreira publicou cerca de 700 livros e estabeleceu-se na história da literatura como uma das mais conhecidas e bem sucedidas escritoras. 

Noddy, Os Cinco, Os Sete, a colecção Aventura, a colecção Mistério, As Gémeas, As Quatro Torres, muitos dos seus livros traduzidos para diversas línguas, fazendo dela uma das autoras mais traduzidas do mundo. 

Em 1950 Blyton foi atacada pela crítica devido ao vocabulário limitado dos seus livros e críticas de sexismo e racismo tendo sido lançados, inclusive, rumores de que Blyton não era autora de todos os seus livros. Sobre esta questão, a escritora inglesa levou a tribunal uma editora sul-africana e ganhou a causa. 

Morreu a 28 de Novembro de 1968, numa casa de repouso, para onde a doença de Alzheimer a arrastara nos últimos meses da sua vida.
Photograph: George Konig/Getty Images

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: