quarta-feira, 10 de agosto de 2016

"Sobre o storytelling, Neivia conta que a GE, quando o mundo foi assolado pela crise económico-financeira em 2008, teve a ideia de buscar amparo nas histórias."



No dia 29 de Julho de 2011, publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :

Neivia Justa, Gerente de Comunicação Externa da GE, deu um depoimento à edição online da Revista Época Negócios, sobre como a empresa descobriu e utiliza o storytelling (...).

"Com um diversificado portfólio de produtos e serviços, a GE atende indústrias e clientes no mundo todo. As unidades de negócios possuem uma característica em comum: o uso da imaginação para tornar melhor a vida de clientes e consumidores ao redor do mundo. Afinal, trata-se de uma empresa global diversificada de infraestrutura, finanças e mídia - da já famosa lâmpada a células de combustível, energia, água, transporte, saúde, serviços financeiros até entretenimento, em atuação há mais de 130 anos.

Em 1919, a GE começou construindo no Brasil usinas para a conversão de energia hidráulica em eletricidade. Além disso, a companhia instalou, naquele mesmo ano, a primeira fábrica de lâmpadas do país, construída na cidade do Rio de Janeiro, e foi responsável pela iluminação dos mais famosos pontos turísticos da capital carioca, como o Cristo Redentor, o Estádio do Maracanã e a Lagoa Rodrigo de Freitas. Em 2010, a GE Healthcare abrirá sua primeira unidade de produção em solo brasileiro para fabricar equipamentos de diagnósticos destinados ao uso em hospitais e clínicas brasileiras.

Sobre o storytelling, Neivia conta que a GE, quando o mundo foi assolado pela crise económico-financeira em 2008, teve a ideia de buscar amparo nas histórias. Os comunicadores foram incumbidos de buscar 100 relatos em 30 dias. Mas o recurso retórico também é empregado num boletim semanal interno onde todas as unidades em 100 países recebem as histórias da semana e em outros canais semelhantes. As histórias brasileiras têm sido agrupadas num blog, o único mundial com postagem diária, e têm mostrado eficiência quanto à sensação de pertencimento e orgulho. Saiba mais sobre este trabalho no vídeo acima que tem 4min34s."
Fonte: Aberje

Abraços saudáveis