quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

"Cada vez que Vinicius ia ao local, encontrava uma casa diferente, metade construída e metade em escombros. O poeta cantou a música pela primeira vez lá na Casapueblo. A canção foi um presente para as filhas do uruguaio, Agó e Beba. Hoje, Casapueblo é um museu, uma galeria de arte e um hotel."


No dia 24 de Janeiro de 2014, publicámos no Facebook, no mural do Projeto Memória :


“Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada". Esta música foi escrita pelo poeta brasileiro Vinícius de Moraes em 1980*. Mas ele não inventou esta casa, ela existe de verdade! A casa, que fica no Uruguai, é uma grande construção branca à beira-mar e chama-se Casapueblo. A obra começou a ser construída pelo artista Carlos Páez Vilaró em 1958. No início, era um pequeno quarto feito com latas. Vilaró conta que fez a casa ladrilho a ladrilho e demorou trinta anos para deixá-la como é hoje. Cada vez que Vinicius ia ao local, encontrava uma casa diferente, metade construída e metade em escombros. O poeta cantou a música pela primeira vez lá em Casapueblo. A canção foi um presente para as filhas do uruguaio, Agó e Beba. Hoje, Casapueblo é um museu, uma galeria de arte e um hotel.

* não conseguimos confrmar a data em que foi escrita (usamos como fonte a Folha de São Paulo). O disco Arca de Noé, lançado neste ano, inclui a música "A Casa"

Imagem: Wesley Santos/Folhapress
Fonte: Folha de São Paulo

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: