segunda-feira, 23 de julho de 2007

Resultado MINIMO esperado - 200 pessoas mais saudáveis e evitar 200 mortes prematuras



Na semana passada escrevi algo que, infelizmente foi validada de forma trágica esta semana, com o acidente do vôo 3054 da TAM:

A maioria de nós “precisa ver para crer (se não vê com os próprios olhos não sente necessidade de prevenir)”

Muito já se escreveu sobre o que aconteceu, o descaso das respectivas autoridades, especialmente nos últimos 10 meses, onde destaco as mais relevantes para o signatário:

“(...) Grandes tragédias provocam comoção geral(...). As pequenas, no entanto, graças à repetição diária sob nosso olhar complacente, acabam por anestesiar a compaixão pelo outro e tornar a banal a convivência com o sofrimento alheio.” (Drauzio Varella)

“(...) Suscito a todos que lerem este texto que lutem e mostrem sua indignação com os fatos ocorridos, para que outras pessoas não paguem com suas vidas pelo descaso (...)” (Luiz Carlos Sell (pai de uma das passageiras do vôo TAM)

“(...) Na lógica da tragédia anunciada, a relação entre saúde e educação é mais óbvia que a ausência de ranhuras na pista, mas não é debatida nem gera comoção. Presenciamos todos os dias tragédias provocadas pela combinação de irresponsabilidade com ignorância. Só no transito morrem, por ano 35 mil pessoas – 194 vezes o numero de vítimas do desastre de Congonhas (...). É como se faltasse um cotonete para melhorar a audição de todo um país e precisássemos de gritos como os dos familiares dos mortos de Congonhas para ouvir.” (Gilberto Dimenstein)

Que no mínimo, no campo da SAÚDE, que 400 dos meus leitores, parem uns minutos e tomem a atitude de melhorar o seu Estilo de Vida, para que 200 possam se tornar mais saudáveis e outros 200 possam evitar a morte prematura pelo descaso com eles próprios.

Podem ter a certeza que uma forma de homenagearem as vítimas do desastre e as respectivas famílias é implantarem e perpetuarem os V/ hábitos SAUDÁVEIS e os dos vossos descendentes (filhos, netos, ...), a partir de uma decisão que tomaram pelo que aconteceu com aquelas.


Nenhum comentário: