sexta-feira, 28 de setembro de 2007

QUALIDADE DE VIDA NÃO SE COMPRA, SE CONQUISTA NO DIA-A-DIA


Mais importante do que o signatário sempre escrever os textos, é usar este espaço semanal para conseguir levar o maior numero possível de pessoas a melhorarem a sua Qualidade de Vida.
Por isso, publico alguns trechos do excelente artigo “QUALIDADE DE VIDA NÃO SE COMPRA, SE CONQUISTA NO DIA-A-DIA.” do Christian Barbosa, que refletem exatamente o que está por trás da nossa metodologia de trabalho.

“(...) A Qualidade de Vida está em moda no mundo moderno. Claro que os motivos são alarmantes: (...) No Brasil as pesquisas mostram que 87% dos executivos vivem estressados.
Esse problema está ficando grave. As empresas estão começando a ter prejuízos por causa do estresse de suas equipes. Grande parte das maiores empresas do Brasil, já se movimentaram para a necessidade de desenvolver e melhorar seus programas de qualidade vida. Infelizmente muitas iniciativas não se preocupam em compreender na totalidade esse conceito. Algumas, sem perceber, acabam criando armadilhas dentro da própria empresa: academias, salas de meditação, programas de apoio, sala de esportes, etc. Se essas ações não forem bem implementadas, o funcionário acaba passando mais tempo na empresa, perto das situações estressantes do dia-a-dia e cada vez mais longe da sua qualidade de vida desejável.

Recentemente fui contratado para fazer uma palestra num programa de qualidade de vida de uma empresa. A gerente do programa me confessou que raramente, trabalhou menos de 10 horas nos últimos 6 meses. Perguntei, como ela conseguiria dar mais qualidade aos funcionários se ela mesma não estava conseguindo progressos? Infelizmente, ela não tinha uma resposta para ela mesma.

Qualidade de vida não é algo que se encontre a venda na farmácia, na livraria, na academia, na empresa ou em qualquer lugar. Qualidade de vida é algo está dentro de você, talvez adormecido, mas que só você pode descobrir e despertar. É uma questão de reflexão, mudança e atitude pessoal. Pense por alguns minutos com bastante sinceridade nas perguntas abaixo:

· Quanto tempo você tem dedicado para as pessoas importantes da sua vida?
· Como anda sua saúde? O que você pode fazer para melhorar?
· O que você gostaria muito de fazer, mas falta tempo?
· Que lazer você gostaria de adicionar a sua vida? O que lhe impede hoje?
· O seu trabalho proporciona meios de alcançar seus objetivos pessoais? Quanto isso custa a sua vida pessoal?
· Se você tivesse 80 anos de idade, você se arrependeria da sua situação atual de vida? O que você mudaria?
· Quanto tempo você tem para você mesmo? Para fazer as coisas que você gosta?

Talvez você não tenha gostado muito das suas respostas, talvez algumas perguntas tenham trazido um certo desconforto ou inquietação, talvez tenha gerado até uma certa tristeza, mas a mais importante de todas as perguntas é: até quando você vai permitir isso? Você é a única pessoa capaz de definir o seu sentido de qualidade de vida. (...).

Algumas pessoas vivem buscando algo que simplesmente nunca conseguem atingir de fato, reclamam que estão estressadas e que falta qualidade de vida. Essa busca acaba implicando em tantas mudanças que muitas vezes é mais cômodo ficar na nossa zona de conforto.
Acredito que mais vale viver a vida mudando e lutando por algo melhor do que ficar a mercê das circunstâncias impostas por ela. Se você não mudar, ninguém fará isso por você, portanto se você acha que precisa ter mais qualidade de vida, comece hoje a pensar seriamente em algumas mudanças. Veja algumas dicas:

· Estabeleça um objetivo específico, que ajuda a melhorar sua qualidade de vida neste mês. Pode ser uma simples ação, como dormir mais cedo, o importante é entrar no movimento da mudança.
· Converse com você mesmo, com seus familiares e descubra o que poderia trazer maiores benefícios coletivos. Conheço casais que adotaram um dia da semana para se dedicar a paixão, outros que dedicam-se aos filhos. Pense no coletivo. (...)
· Estabeleça semanalmente pelo menos uma atividade para que você entre em equilíbrio nas suas áreas: física, mental, emocional e espiritual.
· Sorria mais, sonhe mais, mude mais e reclame menos!

Qualidade de Vida é uma questão de mudança de hábitos, sua vida depende das ações que você faz hoje para ter um futuro melhor amanhã. Lembre-se que muitas pessoas passam a vida nessa busca, mas poucos querem de verdade, pois aqueles que desejam e começam a mudar, cedo ou tarde conseguem seus objetivos!”

Nenhum comentário: