segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Parcerias estratégicas para não sermos a primeira geração a ver os nossos filhos morrem primeiro do que nós


Os três dias de participação do Mega Evento de Nutrição 2007, foram muito úteis para o signatário conseguir ter uma visão mais clara e atualizada sobre o impacto do estilo de vida atual da Humanidade (com um foco especial nos brasileiros), nomeadamente nas áreas de nutrição e da atividade física em sentido lato e, em jeito de conclusão, diria o seguinte de uma forma pragmática, sem qualquer tipo de sensacionalismo (os números falam por si):

Corremos um sério risco, se nada fizermos, de sermos a primeira geração a ver os nossos filhos morrerem primeiro do que nós! (segundo palavras da Dra. Isabela Guerra(*)).

Temos que entender de uma vez por todas, que as doenças atuais do Homem “sentatus” e “deitatus”, termos trazidos pelo Prof. Dr. Roberto Carlos Burini(**), são epidemias das últimas décadas e não séculos e como tal, mudanças na forma como nos comportamos hoje e como servimos de exemplos para os nossos filhos, tornaram-se uma questão de sobrevivência ou mais importante do meu ponto de vista, algo que nos permita envelhecer de uma forma senescente (envelhecimento natural e não patológico).

Para os meus leitores entenderem melhor e a titulo meramente exemplificativo, a Dra. Isabel Guerra, apresentou uma pesquisa feita nos USA, onde crianças que ficam horas vendo televisão são menos saudáveis do que aquelas que ficam as mesmas horas no computador porque as ultimas tem as mãos ocupadas e como tal comem menos e, por razões óbvias, acabam assistindo a um menor numero de anúncios tentadores de produtos alimentares “menos saudáveis”.

Como acredito que para o publico destinatário do meu artigo, o importante seja falarmos de soluções, vou agarrar nas palavras da Dra. Jane Dullius(***) (que á semelhança dos palestrantes apresentados acima, fez uma excelente intervenção) que a certa altura mencionou a importância dos profissionais de saúde fazerem parcerias com o objetivo de, através de uma forma multidisciplinar, atuarem sincronizados na forma de atuar frente a um cliente/paciente especifico.

E na seqüência dessa sugestão, formalizo perante todos, que a Difusão Consultoria, que foi criada com o propósito de agregar valor ao mercado (gerar resultados) através do investimento em parcerias estratégicas, irá um pouco mais longe e investir no fomento de parcerias que envolvam os seguintes “players”:
- nutricionistas, academias, profissionais de educação física, fisioterapeutas, médicos, psicólogos, universidades, hospitais, clinicas, farmácias, spas, editoras e livrarias, palestrantes, jornalistas, corretoras, seguradoras ,ongs e entidades sem fins lucrativos, as próprias entidades publicas, etc, que atuem nesta área, para que possamos levar propostas concretas de atuação para as pessoas físicas, diretamente ou via empresas onde elas trabalhem, até porque estas, serão muito beneficiadas com a melhoria dos estilo de vida dos seus colaboradores.

Com certeza iremos entrar em contato diretamente com muitos dos profissionais acima mencionados, mas desde já agradeço toda e qualquer iniciativa tomada por cada um individualmente, no sentido de contribuírem para dar corpo a este projeto, dando continuidade a um outro que já vem beneficiando muitas pessoas que adotaram o nosso programa de Qualidade de Vida e que com certeza poderá ser aperfeiçoado com toda a riqueza de inputs e sinergias que surgirão de um trabalho em equipe.

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: