domingo, 25 de novembro de 2007

O medo da população de Abaetetuba como expoente máximo do nosso medo de mudar


Peço desculpas aos meus leitores que aguardavam hoje a publicação da 2ª parte do artigo “Marketing Pessoal - Uma Dimensão Estratégica da Vida” ,(está de parabéns, o Prof. Cláudio Queiroz pelos feedbacks recebidos sobre a 1ª parte), mas não posso deixar de fazer um paralelo entre o estilo de vida de muitos de nós e o crime hediondo que cometeram com a “menina L” (*), que, segundo a Folha de São Paulo, no “(...) primeiro encontro com a mãe depois da cadeia, fez um único pedido sério: que ela levasse de presente uma caixa de bombons(...)”

Ainda segundo a Folha de São Paulo, "Todos sabiam que menina a estava no meio dos homens",(...) por que ninguém denunciou antes? "Medo de morrer. Aqui todo mundo tem medo", diz a tia de um dos presos transferidos. "Se a delegada põe uma menina na cela com os homens, e a juíza mantém ela lá, quem sou eu pra denunciar. Aliás, denunciar para quem?"

Muitos dos meus leitores sabem que vivi em Luis Correia (fica no litoral, a 400 km de Teresina), Piauí e que, numa tentativa de manter a dignidade de várias famílias, cujos colaboradores eu liderava na gestão de um hotel de charme, fui orientado pela policia local (que sabendo do “poder” da outra parte, temia pela vida do signatário, já que ela própria nada poderia fazer), a sair do Piauí, porque “(...) aqui se consegue contratar alguém para matar outro por apenas R$ 50 e você tem uma filha que ainda não tem 2 anos!”. Tive que colocar a minha mulher, filha e bábá em outro hotel por razões de segurança e fazer frente a corruptos e pedófilos, mas deixei claro, em 3 semanas de constantes ameaças, ataques noturnos, negociações com advogados, etc, que existem valores que me foram passados pelos meus pais que não podemos deixar de defender, em circunstancia alguma!

O que escrevi atrás não é para me vangloriar (e sempre com o apoio da minha mulher!), mas para exatamente fazer o link com o estilo de vida de cada um de nós, cujas conseqüências podem acabar em violações humanas indescritíveis como aquela ocorrida na delegacia de Abaetetuba (Pará).

Ninguém fez nada em Abaetetuba por medo de retaliações. Muitos de nós, sabendo que a sua Qualidade de Vida está em déficit, tem medo de experimentar qualquer pequena mudança.
Se hoje, tenho uma melhor Qualidade de Vida, nas áreas da nutrição, do não sedentarismo, geração de renda, no tempo dedicado á leitura e família e aos momentos/locais charmosos que vamos descobrindo quando estamos “antenados” para estes tópicos, é porque decidi investir na “simbiose” entre objetivos pessoais e profissionais (não foi uma questão de sorte na vida, como comentam alguns!).

Muitos de nós temos medo de ser enganados, medo de errar, medo do que pensem deles, medo de perder o emprego, mas esquecem que com algumas certezas, já vivem cotidianamente:
O orçamento está apertado (e os últimos 20 anos de vida, sem reservas financeiras!), a saúde (incluindo o estresse!) não anda lá muito bem, verdadeiros momentos de prazer, são como um animal em risco de extinção.

Acreditamos que se a nossa filha estivesse no lugar da “menina L.”, em poucas horas a colocaríamos em liberdade mas muitos de nós, estamos violando constantemente a nossa saúde em sentido lato e a das nossas famílias. Todos sabem e (quase) ninguém faz nada!

Relembro que o que pretendo com os meus artigos semanais é provocar mudanças efetivas em cada um dos meus leitores.
Terminem o ano de 2007, com a certeza que vão entrar em 2008, já fazendo alguma coisa mais, por vocês. Aqui estamos para vos ajudar no empurrão inicial!

(*) menina de 15 anos, acusada de tentativa de furto que permaneceu encarcerada 20 dias, com mais de 30 homens

Nenhum comentário: