quarta-feira, 14 de novembro de 2007

"Que bom seria, podermos passar por todo o aprendizado da nossa vida e usá-lo de novo desde o inicio!"


Na entrevista do jornalista Ricardo Carvalho ao Benno Kialka, sócio da Linkwork (que tem no seu CV, a passagem por “renomadas empresas brasileiras e multinacionais em cargos executivos”), no programa Operação Resgate (*),no canal TV Ideal - (faltava um canal como este no Brasil!), a certa altura este comentou algo parecido com (não recordo as palavras exatas que foram usadas): “Que bom seria, podermos passar por todo o aprendizado da nossa vida e usá-lo de novo desde o inicio!”

Entendo perfeitamente o que o Benno Kialka quis dizer, após vivenciar momentos difíceis, mas gostava de usar o próprio exemplo (positivo) dele para dar uma força aos meus (potenciais) clientes e amigos:

- existem coisas na vida que só aprendemos passando por elas e que nunca as conseguiremos sentir, lendo ou tomando conhecimento delas por terceiros, por muito próximos que nos sejam
- lidarmos com situações adversas aos 30, 40 ou mesmo 50 anos, hoje em dia, significa termos tido a sorte de amadurecer relativamente jovens, porque a probabilidade de vivermos mais de cem anos, cresce a cada ano que passa.
- mas para mim, cada um de nós já tem o conhecimento suficiente, á data de hoje para agir de uma forma pro-ativa, mas parece estar á espera de chegar ao “fundo do poço” para reagir.

Querem ver alguns exemplos:
a) muitos dos meus contatos, sabem que se alimentam mal e que são sedentários, mas estão esperando que o médico os obrigue a mudar os respectivos estilos de vida (como ouvi alguém no outro dia comentar, a propósito de sermos mais tolerantes com os outros: “abra o seu coração para os outros antes que um médico abra o seu”).
b) muitas pessoas com quem falo, estão descontentes com a sua situação financeira atual (e muito preocupadas com as reservas que não acumulam para viverem com dignidade os seus últimos anos de vida), mas, dizem-me que, quando tiverem um tempo livre, vão pensar como poderão fazer algo diferente (“até lá é impossível”). Já estão a ver quando é que eles vão ter tempo!!!???

Estes dois exemplos deixam claro que não necessitamos de passar por situações extremas, ou reiniciarmos o nosso ciclo de vida, para incorporarmos hábitos saudáveis ao nosso quotidiano (mudar de forma gradual, sem dor e sem necessidade de investir recursos adicionais) ou mesmo tomarmos decisões mais estratégicas, que nos façam guinar o curso das nossas vidas até 180º.

O importante é pararmos uns minutos (de preferência com a sua cara metade!), fazermos uma reflexão sobre o caminho que estamos trilhando atualmente, observarmos outras alternativas, sem tabus, preconceitos ou receios e depois decidirmos se queremos chegar ao destino previsível, se tudo continuar sendo feito de forma igual, ou se nos vamos permitir descobrir novos cenários, mais compatíveis com as legitimas ambições de seres humanos que desejam alcançar uma melhor e sustentada Qualidade de Vida.

O programa de Qualidade de Vida da Difusão Consultoria foi criado para que cada um possa fazer essa mesma reflexão de uma forma simples e natural, mas a questão é se esta é feita numa fase boa (ou menos má!), para se maximizar a probabilidade de não sair dela, ou apenas quando alguém quer sair do fundo do poço.

(*) “a cada semana, uma história de vida de um profissional que chegou ao fundo do poço, mas conseguiu dar a volta por cima. Os motivos podem ser vários: uma doença, um período de estresse profundo, a perda do emprego ou a morte de um ente querido. O importante é que nosso entrevistado voltou – e voltou muito melhor.”

Nenhum comentário: