domingo, 2 de dezembro de 2007

Marketing Pessoal - Uma Dimensão Estratégica da Vida (2a parte)


2ª parte do conteúdo do que foi apresentado pelo Prof. Cláudio Queiroz, nas palestras organizadas pela FAAP no ExpoManagement 2007, que levada á pratica, pode efetivamente melhorar a Qualidade de Vida de cada um nós.

Segunda etapa: oportunidades e ameaças

“O PASSADO EXISTE EM NOSSA MEMÓRIA, O PRESENTE EXISTE EM NOSSAS MENTES, E O FUTURO, EM NOSSAS VISÕES” (SANTO AGOSTINHO)

O que são oportunidades e ameaças? São situações, acontecimentos ou fatos, favoráveis ou não a um grupo de indivíduos que apresentam ou não determinada competência. Creio que a “cegueira” presente na primeira etapa influencia a identificação das oportunidades e ameaças que nos cercam.
As oportunidades surgem e as pessoas não as vêem. As melhores pessoas aparecem em nossas vidas e não as percebemos, as grandes chances profissionais se manifestam diante nós e as deixamos passar. É simples de entender por que isto acontece. Se não sabemos o quanto estamos preparados para determinada situação ou desafio, não conseguimos nos enxergar como protagonistas das oportunidades que surgem.
Temos ainda um fator agravante. É a grande quantidade de pessoas que têm determinada competência, mas com uma baixíssima auto-estima, e com isso não se percebem como detentoras de determinada competência, levando-se à perda de grandes oportunidades na vida.
Em relação ás ameaças, afirmo que o grande problema é o pouco desenvolvimento das competências: percepção e visão sistêmica.
(...)
Algumas pessoas não conseguem pensar além de sua mesa ou de sua cama. O mundo está mudando, os filhos estão diferentes, o(a) companheiro(a) dá sinais de descontentamento, o chefe já não delega novos desafios, os amigos não convidam para as festinhas, e a pessoa simplesmente não percebe!
Em alguns momentos, é necessário dizer literalmente a esses indivíduos: “Ei, acorde antes que o mundo lhe desperte com um susto em forma de demissão, separação ou perdas de oportunidades.”
(...)

Nenhum comentário: