quarta-feira, 30 de julho de 2008

Troca de idéias sobre chá verde


Trocando idéias sobre chá verde (para consumo por parte de pessoas "saudáveis"), em um fórum virtual, escrevi hoje:

Pessoalmente tomo 1/2 litro de chá verde (quase) todos os dias por causa das suas propriedade antioxidantes. Para quem quer perder peso, também ajuda a queimar calorias (apesar de não ser o meu objetivo). Mas acho importante deixar claro que não é saudável depender de um produto em particular para perder peso (mesmo sendo um produto saudável) porque o nosso corpo (cérebro incluso!!!) necessita de um conjunto balanceado de nutrientes essenciais e se o resto da tua dieta (o que comes que é diferente do que aquilo que as tuas células assimilam) não for balanceada, te garanto que podes estar no peso certo, mas vais ter carência de algo que te faça falta ou excesso de substanciais que te serão prejudiciais no futuro

Tens razão quanto às quantidades que devemos ingerir. Antes falava em água para simplificar, mas aperfeiçoando o discurso para uma turma um pouco mais madura (risos!!!), no total, entre água e chá verde (de qualidade), o ideal é bebermos até 4% do peso do nosso corpo. No caso dele (isto não é matemático!) pode perfeitamente reduzir o consumo de chá proporcionalmente à quantidade de água que beba (totalizando os 3 litros)

Entendo a tua preocupação com o banheiro, mas a vida é um conjunto de opções e o que tens de fazer quanto ao que comes e bebes é sempre fazer um "trade-off" entre saúde e comodidade e pensares assim: é melhor ir mais vezes ao banheiro ou estar mais saudável? É melhor usar as escadas rolantes do shopping ou usar as escadas e ter mais energia? Costumo dizer que os arquitetos das estações do metro e dos shoppings, fizeram as escadas para mim (é muito engraçado ver as escadas rolantes cheias e eu subindo sozinho as escadas!

Mais na frente comentarei algo mais sobre a importância de incorporarmos o chá verde á nossa dieta.

Abraços saudáveis

Um comentário:

Na contramão disse...

João: As escadas do Metrô, eu as uso normalmente. Afinal, com todas as facilidades modernas para deslocamento, não podemos perder as oportunidades que aparecem para nos exercitarmos.
Abraços e qualquer dia nos chocamos em alguma delas!
Élio J. B. Camargo