domingo, 3 de agosto de 2008

"Pântano" desconhecido

De uma forma geral, no ser humano, associamos a palavra gordura, a sobrepeso, obesidade e para quem já passou por isso (ou de alguém próximo!), ou ainda por estar mais atento a questões especificas da área da saúde, indiretamente a diabetes e a pressão alta.

Infelizmente a gordura em excesso e em especial a não saudável (nunca é demais salientar que nós precisamos de gordura no nosso corpo!), a médio prazo (relembro que em média vamos viver mais 20 anos que os nossos avós!), aumenta muito a probabilidade de contrairmos outras doenças graves como por exemplo, o câncer.

Isto porque “(...) é na gordura que se acumulam numerosos cancerígenos, inclusive os emitidos pela fumaça do cigarro (...). Dentro os cânceres que mais aumentaram no Ocidente nos últimos cinqüenta anos, estão sobretudo os cânceres de tecido que contêm ou que são cercados de gordura: seio, ovários, próstata, cólon, sistema linfático....” (Dr. David Servan-Schreiber no livro “Anticâncer”).

Acredito que se conseguirem visualizar que a gordura acaba por funcionar como um “pântano” que não permite aos nossos sistemas internos de “limpeza” , fazerem o trabalho de remoção das substâncias tóxicas que entram no nosso corpo através do que comemos, do ar que respiramos e até pelos nossos poros, concluirão comigo, que faz sentido não negligenciarmos a adoção de melhores hábitos alimentares e de não sedentarismo.

E provocando um pouco no bom sentido, é importante que as “cara metade” de homens com barriga (a perigosa gordura abdominal) deixem de incentivá-los a continuarem assim, dizendo que a barriga deles é sexy!

Mulheres, entendem agora melhor, porque apostarem em prevenção, é importante tendo em conta a questão do seios e ovários estarem cercados de gordura?

Acreditem que é mais fácil do que pensam fazerem a vossa parte.

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: