domingo, 28 de setembro de 2008

Bicicletas na Google e em São Paulo

E continuam a aparecer bons exemplos de mudança de hábitos que com certeza trarão bons resultados para quem os praticar e incentivarão outros a seguir o mesmo caminho!

1- A Google fez 10 anos ontem e na retrospectiva que publicou pode-se ler:

"gBikes em qualquer lugar (22 de março de 2007) - A partir de hoje, os Googlers em Mountain View, Califórnia, começam a usar uma das 650 “gBikes”, identificadas por uma bandeira laranja no guidão, para ir de bicicleta a suas reuniões."

Seria importante saber se essa boa pratica continua em vigor e em caso positivo, quais os resultados alcançados.

2- Aluguel de bicicletas começa hoje em 4 estações do Metrô

Começa a funcionar hoje o serviço de aluguel de bicicletas em estações do Metrô de São Paulo. Serão 40 bicicletas -dez por estação- disponíveis, em quatro estações da linha 3-vermelha: Sé (centro), Carrão, Corinthians-Itaquera e Guilhermina-Esperança (zona leste).

O uso é gratuito na primeira hora e custará R$ 2 nas horas adicionais. Porém, o aluguel só será possível para quem possui cartão de crédito, cuja cópia deve ser deixada na estação no momento da retirada da bicicleta, para inibir furtos. O pagamento é debitado no cartão.

Junto com o serviço -anunciado há um mês com previsão de inauguração no dobro de estações-, o Metrô de São Paulo inaugura também três novos bicicletários, na Sé (dez vagas), Carrão e Corinthians-Itaquera (cem vagas cada).

Também pela metade, será inaugurada a ciclovia Caminho Verde, na Radial Leste, construída em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Dos 12,2 km previstos, serão entregues os primeiros 6 km, entre as estações Corinthians-Itaquera e Guilhermina-Esperança.

Com a inauguração do trecho da nova ciclovia, São Paulo passa a ter 10,5 km de ciclovias fora de parques -contra 17 mil km de ruas e avenidas para os automóveis. Elas representam pouco mais de um terço do total e não ligam pontos importantes. (...)

Idealizado pela ONG Instituto Parada Vital, em parceria com a Porto Seguro, o serviço de aluguel de bicicletas -batizado de "Metrociclista" há apenas dois dias- é inspirado no de Paris, iniciado em 2007, com 10 mil bicicletas. A idéia é desestimular o uso de carro e desafogar o metrô.

Para ler o artigo na íntegra, publicado na Folha de São Paulo, onde poderá saber em que outros pontos também está previsto o aluguel de bicicletas, clique aqui

O aluguel não está vinculado à utilização do metrô. Embora só possam ser retiradas nas estações onde há bicicletários, as bicicletas poderão ser devolvidas também em outras sete estações onde serão inaugurados paraciclos -são elas: Belém, Penha, Vila Matilde, Artur Alvim (linha 3-vermelho), Capão Redondo, Campo Limpo e Vila das Belezas (linha 5-lilás).

Para retirar a bicicleta, além de deixar cópia do cartão de crédito, o interessado terá de preencher uma ficha cadastral com dados pessoais.

A implantação do Metrociclista, segundo o Metrô, é de caráter permanente -ao contrário do anunciado, o projeto não terá mais uma fase de avaliação de 60 dias antes de se tornar definitivo.

Até o fim do ano, a previsão é estender o aluguel de bicicletas a outras oito estações: Liberdade, São Bento, Tiradentes (linha 1-azul), Santa Cecília, Brás e Barra Funda (linha 3-vermelha) e Sumaré (linha 2-verde).

Com o ganho crescente do perigo que representa o sedentarismo para a saúde publica (com impactos negativos diretos nas próprias empresas), tenho a certeza que novas idéias e iniciativas concretas surgirão.

Abraços saudáveis

Nenhum comentário: