domingo, 28 de setembro de 2008

Sr. Edmund Klotz, não nos faça pensar que considera os brasileiros bobos!

Caros, leitores, como é possível que o "chefe dos chefes" das indústrias de alimentação brasileiras, nos diga que:

- “(...) os fabricantes concordam que é preciso tirar a gordura trans dos alimentos, mas não aceitam que o governo imponha prazos.” Se outros países já a aboliram e estando em causa a saúde pública de milhões de brasileiros, os representantes da indústria, podem afirmar categórica e unilateralmente que não aceitam? Será que aceitam arcar com todas as responsabilidades decorrentes dessa decisão?

- "Ninguém está querendo envenenar ninguém. Esperamos descobrir a solução para a gordura trans em algum momento. Mas hoje não dá para falar em prazo". Se acredita que não estão envenenando ninguém, porque estão procurando uma solução? Será que eu li errado?

- “Klotz, no entanto, diz não ter certeza se as gorduras trans realmente são prejudiciais à saúde”. Em breve irei escrever sobre alguns tabus que existem sobre a gordura do ponto de vista da nossa saúde, mas Sr Edmund Klotz, sobre a gordura trans dos alimentos industrializados, derivada dos óleos vegetais , já só tem duvidas, quem ganha dinheiro com ela!

- "A ciência pega um monte de rato e enche de margarina, o bicho morre entupido e conclui-se que a gordura trans faz mal. Pode até fazer mal, eu não sei." Sr. Edmund Klotz, está chamando de bobos os brasileiros? Ou será que o lucro para si está acima de qualquer outro valor, como por exemplo o direito à VIDA (saudável) dos SEUS clientes (que pagam as suas contas!)? Ou será que nesse dia comeu muitos produtos com gordura trans e começou a disparar frases hipócritas como esta?

Sr. Edmund Klotz, abaixo um resumo do que faz a gordura trans produzida pelas indústrias que lidera (caros leitores, entenderam porque somos nós que temos que tomar as rédeas da situação? Pensem nisto, cada vez que virem os vossos filhos, comerem alguns dos 70% de biscoitos vendidos no Brasil):

“A gordura trans aumenta o LDL (colesterol ruim) e diminui o HDL (colesterol bom) no sangue. Essa combinação causa aterosclerose, um perigoso acúmulo de placas de gordura na parede dos vasos sangüíneos. Isso, em casos extremos, resulta em ataque cardíaco e AVC (acidente vascular cerebral), os males que mais matam no Brasil.”

Depois de lerem o que escrevi acima (podem ler a entrevista publicada na Folha de São Paulo clicando aqui ), vejam onde encontrei o mesmo Sr. Edmund Klotz (é irônico não acham?):

“PRAZER DE ESTAR BEM”

O programa “Prazer de Estar Bem”, cujo objetivo é conscientizar os 180 mil alunos do Sesi e do Senai de São Paulo sobre a necessidade da alimentação saudável e da prática regular de atividades físicas foi lançado no dia 20 de outubro pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf, e pelo presidente da SBC, Antonio Felipe Simão.

A cerimônia, no Centro Cultural Fiesp, teve como oradores o vice-presidente e coordenador do Comitê da Cadeia Produtiva de Agronegócios da Fiesp, João
Guilherme Sabino Ometto,
o presidente da Associação Brasileira da Indústria Alimentícia e Coordenador do Comitê da Cadeia Produtiva de Alimentação da Fiesp, Edmundo Klotz e os presidentes da SBC e da Fiesp, o último dos quais disse que a iniciativa “demonstra mais uma vez a responsabilidade social do Sesi e da Fiesp e que a produção da indústria, que move o Brasil, é fruto do trabalho das pessoas e, portanto, proporcionar mais saúde é levar qualidade de vida a essas pessoas e igualmente uma tarefa nossa”.

Ao discursar, por sua vez, o presidente da SBC disse que “gostaria de abraçar o coração de todos os presentes” e disse que a importância da parceria vai resultar em benefício para a saúde do coração das crianças brasileiras.

O “Prazer de Estar Bem”, que já está sendo implementado em 285 escolas do Sesi e do Senai, consiste em palestras, apresentação de vídeos educativos, oficinas e orientação sobre funções dos alimentos e montagem de cardápios equilibrados. O programa inclui ainda estímulos à prática esportiva e idéias sobre como transformar as simples tarefas cotidianas em atividades físicas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida. No total, 210 mil cartilhas com sugestões sobre os dois temas serão distribuídas.

Para
Felipe Simão, tornou-se um problema de saúde pública a obesidade a qual, quando aliada ao sedentarismo resulta, a longo prazo, em problemas cardíacos os quais são responsáveis por 300 mil óbitos a cada ano, no País. Por isso mesmo a SBC se sente responsável pela divulgação de informações que levem o jovem à adoção de hábitos mais saudáveis, pois a prevenção e não o tratamento é que se constitui no grande caminho para reduzir os problemas cardiovasculares cada vez mais presentes na população brasileira.

Sr. Felipe Simão, aplaudimos e incentivamos totalmente a SBC nesta iniciativa, mas por favor peça ao seu colega palestrante, Sr. Edmund Klotz, para acabar com a gordura trans, em nome dessas mesmas crianças.

Abraços saudáveis,

Nenhum comentário: